Declínio digital do Exército Brasileiro: Comandante testemunha abrupta perda de selos nas redes sociais

 
por Sociedade Militar

Comandante do Exército testemunha perda de status e selos nas redes, Brasil é um dos poucos grandes exércitos sem selo cinza no Twitter. O Exército Brasileiro é uma das forças armadas do planeta com maior número de seguidores no Twitter, que hoje somam mais de 2.2 milhões. A conquista foi alcançada em grande parte pelas ações do ex-comandante, general Villas Bôas, que junto com o general Rego Barros, que comandava a comunicação social do Exército, investiu pesado em mídias sociais. Entretanto, pelo menos aos olhos do algoritmo do Twitter, o Exército Brasileiro hoje, sob o comando do General Tomás Miné não é considerado como uma conta elegível para o selo cinza, que em tese demonstra a relevância de uma instituição governamental responsável por “resposta a crises, segurança pública e aplicação da lei… “.

O selo cinza hoje é concedido gratuitamente pelo Twitter para instituições públicas reconhecidas como relevantes. Segundo verificado pela Revista Sociedade Militar, para piorar a coisa, o Exército Brasileiro, assim como a Marinha, perdeu seu selo azul. Segundo o próprio twitter, as instituições têm que pagar para reavê-lo, como se fossem usuários comum da mídia social. Clicando no selo que aparece ao lado do perfil do Exército pode-se ler que a força conseguiu reaver seu selo azul, segundo a rede ela foi obrigada a se inscrever no Twitter Blue. “Essa conta foi verificada porque ela se inscreveu no Twitter Blue e verificou seu número de telefone”

A Marinha do Brasil, pelo menos até o fechamento desse artigo, permanecia sem selo algum, como uma conta não verificada. Todos os militares sabem que o Exército Brasileiro, mais numerosa instituição militar do Brasil, considera como questão realmente estratégica a manutenção de alto status nas redes sociais, o que pode-se atestar observando as últimas diretrizes e comunicados do comandante da instituição. Com isso a força consegue levar seus recados direto para a sociedade, sem precisar da imprensa como intermediário. Mas, ao que parece, o setor de comunicações da força terrestre não conseguiu manter o status necessário para conquistar, dentro das novas exigências da equipe de Elon Musk, o selo que seria mais apropriado para um exército de um pais como o nosso, de proporções continentais.

O selo cinza 
“A marca de seleção cinza indica que uma conta representa um governo/organização multilateral ou um funcionário do governo/multilateral. Os critérios de elegibilidade para receber uma marca de seleção cinza gratuita estão listados abaixo… As organizações governamentais elegíveis em nível nacional podem incluir: Contas principais do escritório executivo, contas de agências que supervisionam áreas específicas da política, contas principais de embaixadas e consulados e contas parlamentares ou institucionais e comitês equivalentes. As organizações governamentais elegíveis nos níveis estadual e local incluem: Principais contas do escritório executivo e principais contas da agência que supervisionam a resposta a crises, segurança pública, aplicação da lei e questões regulatórias.“

Os principais exércitos do planeta possuem contas verificadas no Twitter com o selo cinza, que é concedido gratuitamente e – segundo o microblog – atesta a relevância da instituição.

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