Bolsonaro descarta fechar aeroportos, mas Casa Civil anuncia barreira.


Presidente da República disse que o Brasil não vai importar 
restrições, mas ministério confirma fechamento de fronteiras.

Baptista Chagas de Almeida

“Você não vai vedar, rapaz. Não vai… Mas pera aí, que loucura é essa? Quer dizer, fechou aeroporto e o vírus não entra? Ah, pelo amor… Já tá aqui dentro, pô. Não existe isso. Agora, boa notícia aí: está vindo uma outra onda aí da COVID–19, lamentável”.

É declaração, mais uma, do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. A conversa com apoiadores ocorreu na manhã desta sexta, antes de Bolsonaro viajar para cumprir agenda em São Paulo e no Rio de Janeiro, e foi registrada em canal do YouTube simpático ao presidente. Foi na cerimônia de conclusão do curso de formação de sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica e de formatura do 76º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista e a solenidade do jubileu da Brigada de Infantaria de Paraquedistas.

Voltando um pouco no tempo, para quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro já havia avisado que outra onda da COVID-19 estava vindo. “Outra onda, sim, está vindo. Eu não sei se é outra cepa de vírus ou se acabou a validade das vacinas tomadas por lá. Os problemas estão aí”.

Alerta teve: no início do mês, a Anvisa já havia recomendado à Casa Civil da Presidência da República para reabrir as fronteiras terrestres, mas exigia a comprovação da vacinação completa dos visitantes. Já nos aeroportos, a agência recomendava que se exigisse a comprovação da vacinação com teste negativo ou, para quem não tiver a vacina completa, teste também e quarentena. Ontem, entretanto, a Casa Civil anunciou restrições à entrada de passageiros de seis países africanos. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou, ontem, a nova variante da COVID-19, detectada na África do Sul com um amplo número de mutações, como de preocupação. E é a quinta variante a receber essa designação. E teve batismo como sempre. Será a Omicron, uma letra grega. 

https://www.em.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio