Pelo segundo dia seguido, Estado tem ocupação de leitos de UTI abaixo de 90%.

 
A taxa ficou em mais de 90% por mais de um mês.
Por Leone Oliveira 
e Mayra Scarpi

Pelo segundo dia seguido, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 está abaixo de 90%. Segundo a atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) das 14:17h desta quarta-feira (21), a taxa está em 88,77%. Na terça (20), o governador Renato Casagrande anunciou que a ocupação estava em 88,04%. A taxa ficou em mais de 90% por mais de um mês. No dia 16 de março deste ano estavam disponíveis 749 leitos e 682 estavam com pacientes, o que representava 91,05% de preenchimento dessas instalações. A partir dessa data, a taxa passou a apresentar variações, mas sempre ficando acima de 90%. A ocupação mais alta dos leitos de UTI foi registrada em 26 de março, quando o índice chegou a 96,11% (na ocasião, eram 823 vagas e 791 pessoas internadas).

A taxa de ocupação acima de 90% fez com que o governador decretasse período de quarentena em todo o Estado, a partir de 18 de março, elevando todas as cidades ao risco extremo no mapa de risco. Essa restrição na circulação de pessoas durou até o domingo de Páscoa (4 de abril). Durante esse período, o governo também vem abrindo novos leitos de UTI na tentativa de reduzir a pressão sob o sistema de saúde. Foram abertas 313 novas vagas em unidade de terapia intensiva nesse período. No entanto, a pressão ainda segue forte, pois o número de pacientes internados também aumentou nesse período.

A taxa de ocupação de leitos em UTIs é um dos critérios analisados pelo governo do Estado para a confecção do Mapa de Risco, que determina as medidas sociais e econômicas que devem ser adotadas pelas cidades capixabas, como por exemplo o funcionamento do comércio e das escolas.

Ocupação por regiões
Ainda segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com coronavírus na região Metropolitana está em 94,82%. Já na região Central a taxa ocupação atinge 89,13%. Depois vem a região Sul com 81,05% das UTIs ocupadas. Já na região Norte a taxa é de 77,34%. 

https://tribunaonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio