sábado, 28 de maio de 2016

Cariocas ganham mais um trecho da Orla Conde no Centro

Programação cultural gratuita vai marcar a 
entrega de novas obras na Região Portuária.


Com mármore no chão, nova área de lazer terá bancos, 
gramados e uma vista deslumbrante da Baía.
O DIA

Rio - Os cariocas ganham neste fim de semana mais um passeio público às margens da Baía de Guanabara. A inauguração oficial do terceiro trecho da Orla Conde, que vai da Praça 15 até o Largo da Misericórdia, onde havia um terminal de ônibus antes das obras, será neste domingo, mas no sábado já havia pedestres caminhando pelo local em meio aos operários que trabalhavam para terminar os últimos detalhes. Diversas atrações culturais gratuitas, como música, teatro e arte de rua, vão movimentar a região das 10:00hs., às 15:00hs., para marcar a entrega. A nova paisagem tem árvores, bancos e uma grande área para lazer, livre de carros e própria para os pedestres. Ao todo, o terceiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde possui 777 metros de extensão. O piso é de mármore vermelho, preto e branco, com algumas pedras portuguesas também. Há espaços com gramas e bancos espalhados pelo local, junto com postes de luz de LED.


Com a conclusão das obras, cariocas e turistas poderão caminhar do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, até a Praça 15, ao lado das águas da Baía. Para Priscila Mello, de 25 anos, estudante, o espaço servirá para aproveitar mais a cidade. “Vamos ter uma urbanização melhor, uma vista para a cidade mais bonita. Vai ser melhor que antes”, disse. Para o turista Jeovah Melo, de 70 anos, o Rio parece estar melhorando. "Eu já visitei muito a cidade antigamente. Agora, acho que ficou melhor essa nova repaginação do que com a perimetral”, concluiu.

Na Zona Sul, outra área pública será ‘devolvida’ à cidade neste fim de semana. A Praça Nossa Senhora da Paz, fechada desde 2012 para a construção da Linha 4 do metrô será reaberta hoje. O Consórcio Linha 4 Sul refez o paisagismo, com o compromisso de entregar o lugar exatamente como ele era antes das obras.

Novo Joá começa neste sábado
As novas pistas do Elevado do Joá, que liga a Barra a São Conrado, foram abertas às 07:00hs., de hoje. Com cinco quilômetros de extensão, a via, um dos legados dos Jogos, vai operar em mão dupla, com uma pista em cada sentido, dois túneis e área de acostamento. Com a nova pista, a inversão de mão nas pistas antigas, que ocorria nos horários de pico dos dias úteis, deixará de existir a partir desta segunda. Os custos das obras foram da ordem de R$ 457.000.000,00. A ciclovia, ligando São Conrado à Barra e suspensa sobre o mar, não será mais inaugurada junto com as pistas novas, devido a novos estudos estruturais pedidos após o acidente que matou duas pessoas na ciclovia Tim Maia. De acordo com a prefeitura as viagens para a Barra devem ficar 60% mais rápidas no período da manhã. Atualmente, 85 mil veículos usam o Elevado diariamente.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário