Luz (Minas Gerais)


A história inicia-se por volta de 1780 e tem origem no conflito existente entre dois grandes fazendeiros, descendentes de bandeirantes paulistas, em relação à linha divisória de suas terras. Para que a questão fosse resolvida a contento, a esposa de um deles fez uma promessa à Nossa Senhora da Luz.


Certa manhã, conforme combinaram, os fazendeiros (Coronel Cocais e Coronel Camargos) partem, cada um de sua residência e cavalgam, um em direção ao outro, até se encontrarem próximo ao ribeirão Jorge Pequeno. No local do encontro, fixam o marco divisório e, mandam erigir uma capela em devoção à padroeira Nossa Senhora da Luz. Nas proximidades do local, havia um olho d'água, represado por um aterro que abastecia o pequeno povoado formado em volta da capela, o que explica a origem do nome Nossa Senhora da Luz do Aterrado que lhe foi dado. O ciclo de progresso tem início com a implantação do bispado do Aterrado. O município se instala em 1923, adotando a denominação de Luz.


Localiza-se a uma latitude 19º48'05" sul e a uma longitude 45º41'08" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada em 2007 era de 17.173 habitantes. Possui uma área de 1.171,670 km². O município possui um dos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais altos do estado: 0,801 (considerado alto IDH).

Hidrografia: Rio São Francisco, Ribeirão Jorge Pequeno e Córrego da Velha.
Rodovias: BR-262 e MG-176 (Esta em sua maioria não possui pavimento). Tal rodovia é a principal ligação do distrito de Esteios com a cidade de Luz.
Relevo: O relevo é Plano (40%), ondulado (50%) e montanhoso (10%).


Dentre seus principais pontos turísticos, destaca-se a bela Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz, uma das mais belas do país, construída na década de 1940. O município conta com escolas de ensino da rede oficial estatal até o 2º grau, colégios municipais de ensino fundamental, um colégio privado de ensino fundamental e Médio "Rede Pitágoras" (Colégio São Rafael), e uma Faculdade privada, a FASF - UNISA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco - Universidade de Santo Amaro), que conta atualmente com os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Estudos Sociais, Farmácia, Letras, Matemática, Química e também cursos de pós-graduação, tecnológicos e à distância, todos aprovados e certificados pelo MEC. A partir do 1º semestre de 2008, a FASF passa a ser afiliada da UNISA - Universidade Santo Amaro (com sede em São Paulo). Em 2010, divulgado no Diário Oficial da União, acontece a implantação do Curso de Farmácia.

pt.wikipedia.org

O Distrito de Luz, em Minas Gerais completa hoje, dia 07 de Setembro de 2015, 92 anos de fundação. Lá mora uma amiga aqui do Face, a luzense Ivana Lino Oliveira. Municípios limítrofes: Estrela do Indaiá, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Moema, Lagoa da Prata, Japaraíba, Arcos, Iguatama, Bambuí, Córrego Danta. Distante da capital, Belo Horizonte cerca de 197 kms. Área 1.171,670 km², 17.492 hab. Censo IBGE/2010.

Merece ser visita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio