sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre Roberto Gómez Bolaños, o Chaves


por Felipe Brandão

Portal Overtube – O meio artístico está de luto com a morte do ator e produtor mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido mundialmente pelos papéis principais dos seriados Chaves e Chapolin. Ele faleceu na madrugada deste dia 28 (sexta-feira), por volta das 3 horas, em sua casa na cidade de Cancún, litoral do México. O artista tinha 85 anos e sofria há alguns anos de diversos problemas de saúde, como complicações respiratórias e sérias dificuldades para se locomover.

A morte do artista mexicano está tendo imensa repercussão na mídia internacional, com direito a declarações de várias personalidades do México e de outros países. “O México acaba de perder um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras”, lamentou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Outro que comentou, bastante emocionado, a perda de Bolaños foi o ator Édgar Vivar, que viveu o Senhor Barriga em Chaves e era amigo pessoal do ator. “Roberto, você não vai embora, você permanece no meu coração e no coração de todos nós aqueles a quem fez feliz. Adeus, Chavinho. Até sempre!”, publicou em seu Twitter.


Ainda não existem informações sobre onde serão o velório e o enterro de Bolaños. Até o momento, sabe-se apenas que as autoridades do governo mexicano preparam um evento em homenagem ao artista e seus fãs, o qual deve acontecer já nos próximos dias. Bolaños era casado desde 2004 com a atriz Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda de Chaves, e tinha seis filhos do primeiro casamento com Graciela Fernández.

Roberto Bolaños era conhecido no meio artístico pelo apelido de “Chespirito”, uma comparação com o dramaturgo inglês William Shakespeare. O apelido foi dado ao ator pelo diretor de cinema mexicano Agustín Delgado, por conta da baixa estatura de Roberto e também de seu talento para escrever, o qual Delgado considerava equiparável ao de Shakespeare.

Considerado um dos nomes mais representativos da história da TV mexicana, ele iniciou sua trajetória em 1960, roteirizando os programas Cómicos y Canciones e El Estudio de Pedro Vargas. A consagração, porém, veio mesmo com o seriado El Chavo del Ocho, que produziu e estrelou entre os anos de 1972 e 1980 e que foi emitido no Brasil pelo SBT a partir de 1984, sob o título traduzido de Chaves, e com o não menos importante Chapolin Colorado (1972-1979). Sucesso internacional sem precedentes, Chaves chegou a ser traduzido e dublado em 50 idiomas.

http://portalovertube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário