Vistoria deve acabar para carros com até três anos

Medida foi solicitada ao Detran pelo governador Luiz Fernando Pezão. Atualmente, veículos com até dois anos de uso estão dispensados. Medida reduz filas nos postos.


DIEGO VALDEVINO

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão anunciou nesta quinta-feira que pretende estender para carros com até três anos de uso a liberação da vistoria anual. A medida deve entrar em vigor no próximo ano. Atualmente, o benefício se aplica a veículos com até dois anos. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente). De acordo com o Detran, a iniciativa se deve a um estudo feito em conjunto com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo relatórios técnicos, veículos novos são aprovados no controle de emissão de gases. A iniciativa ainda seguirá o critério usado nos dias atuais, que beneficia somente automóveis de passeio, com capacidade para até cinco passageiros, adquiridos a partir de 2012. A notícia agradou muitos motoristas. Proprietário de um Peugeot 2014, o gerente de produção Maicon Dias, de 35 anos, espera que a medida saia do papel. “Um veículo novo com apenas dois anos de uso não causa danos ao meio ambiente. Vamos poupar dinheiro e tempo. Poderiam até aumentar o tempo para quatro anos”, sugere o morador da Baixada Fluminense. 

Apesar da medida, o Detran, através de nota, ressaltou que a vistoria será obrigatória quando houver necessidade de novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), ou seja, nos casos de mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, mudança de categoria e alteração de características. 

“O governador do estado determinou ao Detran e ao Inea que, em 2014, fosse estudada nova ampliação do prazo de dispensa da vistoria para três anos, com base nos relatórios advindos das vistorias anuais veiculares. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), visando a entrar em vigor em 2015”, diz a nota. Ainda segundo o texto, a medida tem segurança técnica, já que “o Detran-RJ é o único departamento de trânsito do país que analisa a qualidade de toda a frota veicular estadual, durante as vistorias anuais”.

http://odia.ig.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio