quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sugestões vencedoras do projeto Rio + serão implantadas experimentalmente

Propostas de cariocas e moradores do Rio serão testadas pela prefeitura este semestre e poderão se tornar permanentes.


PALOMA SAVEDRA

Rio - Treze propostas criativas de cariocas e moradores do Rio de Janeiro para fazer uma cidade melhor serão testadas pela prefeitura este semestre e poderão até se tornar permanentes. Há ideias simples, como uma peneira para bueiros, e outras bem tecnológicas, como uma máquina que troca lixo descartável por um bilhete de passagem de metrô. As sugestões fazem parte do projeto Rio+, que tem como objetivo atrair e aumentar a participação popular em temas como mobilidade, sustentabilidade, saúde e inclusão. “Nosso compromisso é viabilizar esses protótipos, mas é claro que algumas ideias são mais adequadas ao Rio que outras. Também parabenizo a iniciativa de todos, que não ficam na postura de só reclamar, mas de apresentar soluções para a cidade”, declarou o o prefeito Eduardo Paes.

Os 13 projetos foram escolhidos por votação popular, que começou no dia 24 de março, reunindo 1.692 sugestões. Ao todo, foram 98.144 votos pela internet e em postos itinerantes, que circularam por Largo da Carioca, Recreio, Praça Saens Peña, Tijuca, Parque Madureira e Praia de Copacabana. O projeto Rio+ é uma parceria da prefeitura com a Benfeitoria — empresa incubada pelo Rio Criativo — e a Secretaria Estadual de Cultura, para viabilizar e transformar ideias. As criações serão executadas pela prefeitura: R$ 100 mil serão injetados em cada projeto. A Natura patrocinará mais um.

Segundo a organização do Rio+, a maioria das criações deve sair do papel antes da Copa do Mundo. Os 13 vencedores do concurso não receberão prêmios em dinheiro: “A ideia é um projeto para benefício coletivo. Mas estamos pensando numa premiação simbólica”, disse o idealizador da plataforma Rio+, Murilo Farah. 


A Fundação Getúlio Vargas participa com estudos de viabilidade econômica. A área de mobilidade foi a que recebeu mais inscrições e o projeto vencedor foi o de Mapa da Mobilidade Urbana, com 4.904 votos. O objetivo é integrar meios de transporte e possibilitar consultas das melhores opções para os trajetos.

De aplicativos ao uso de áreas públicas
Com 4.565 votos, a criação da estudante de Publicidade, Mariana Zappa, de 19 anos, foi o aplicativo Rio+Doação de Sangue, que faz rastreamento dos pontos de coleta, agenda doações e recebe avisos quando encontra um possível doador: “A ideia surgiu em um projeto de faculdade, quando vi que só um terço do estoque necessário de sangue do Hemorio é preenchido. O aplicativo aumenta as possibilidades de mobilização das pessoas. Transformar o Sambódromo em área de lazer é outra ideia: ela recebeu 4.219 votos. A ideia é do fotógrafo americano Douglas Engle, 45 anos, e há 16 no Rio: “Há crianças brincando pelas ruas próximas, sem a menor segurança. No Sambódromo não circulam carros e a área pode ser aproveitada para skates, patins e bikes.”

Treze sugestões

INCLUSÃO 
Criação de polos de empreendedorismo em áreas de UPP

ESPORTE E LAZER 
Instalação de pistas de skate no Sambódromo

MOBILIDADE 
Painel interativo para consultar meios e rotas de transporte 

CIDADANIA 
Instalação de botão sonoro para indicar assento preferencial em ônibus/metrô

CULTURA E ARTE 
Circuito itinerante de exibição de filmes e shows em áreas públicas

EDUCAÇÃO 
Bibliotecas Livres: estantes para troca de livros em espaços públicos

SUSTENTABILIDADE 
Peneira nos bueiros para evitar entupimento e inundações pontuais

PRAIA E PRAÇAS 
Quiosques com internet gratuita e espaço para café

INTERVENÇÃO URBANA 
Rio+Cor: plataforma online para integração de artistas e cariocas que desejam ter seus muros pintados

INOVAÇÃO 
Lava-pés na orla acionado quando o usuário depositar lixo na lixeira

SAÚDE E BEM-ESTAR 
Aplicativo para celulares com informativo sobre doação de sangue

COMUNIDADES 
AproveitaRio: Sistema para redistribuição gratuita de objetos usados

LIXO TROCADO POR PASSAGEM 
Mobilidade Reciclada: sistema de troca de lixo reciclável por créditos em bilhetes de metrô

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário