Novo sistema viário da Zona Portuária vai estar completo em 2016

Região terá duas vias expressas, túneis, mergulhões e o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos. Expectativa é de melhora, mas por ora trânsito continua complicado.


DANIEL PEREIRA

Rio - Etapa superada, com a demolição de parte da Perimetral, a pergunta que não quer calar: e agora, vai haver mais mudanças no trânsito da Região Portuária? Pois a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp) informou que, num primeiro momento, tudo continua como antes. O que isso significa na prática? Bem, os tradicionais engarrafamentos da área só devem melhorar mesmo em 2016, quando o novo sistema viário estiver operando a todo vapor. O secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, tem falado constantemente que o transtorno das obras é um mal necessário. De fato, não há como fugir dos engarrafamentos e das mudanças de tráfego nos próximos três anos. A postura da prefeitura tem sido categórica: pedir desculpas e compreensão da população. Porém, se o caos é inevitável, o que se pode fazer é mitigar os seus efeitos.

Já foram promovidas duas grandes alterações no tráfego dali este mês. No dia 2, o trecho do elevado entre a Praça Mauá e o Viaduto do Gasômetro foi interditado, e a Via Binário do Porto foi liberada. A segunda mudança foi o fechamento do trecho da Avenida Rodrigues Alves entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro no dia 14. Além destas medidas, foi implantado o BRS Estácio-Carioca. Para linhas de ônibus que chegavam à Rodoviária Novo Rio, foi criado um retorno antecipado na altura do Instituto de Traumatologia (Into). Faixas reversíveis passaram a funcionar em horários de pico. Foram estabelecidas restrições de estacionamentos e de carga e descarga. Algumas ações foram feitas em parceria com as concessionárias de serviços de transportes de massa para absorver novos usuários. SuperVia e Metrô colocaram mais trens para circular em horários de pico. Uma barca extra também passou a transitar no trajeto Rio-Niterói.

Tráfego terá 27% a mais de capacidade
A Secretaria Municipal de Transportes informou que a Via Expressa que substituirá a Perimetral terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do Brasil, com 2.570 metros. A construção do túnel permitirá a abertura de um grande passeio público com 61 mil m² e 2,6 km de extensão, do Armazém 8 até a Praça 15. Combinada à Via Binário do Porto, inaugurada no dia 2 de novembro, a nova via aumentará a capacidade do tráfego em 27% a partir de 2016.

Cronograma

VIA BINÁRIO DO PORTO — Obras concluídas e liberadas em outubro do ano que vem. 
TÚNEL DA SAÚDE — Obras concluídas e liberadas em outubro. 
TÚNEL BINÁRIO — Em construção. Será entregue em julho de 2014. 
VIA EXPRESSA — Túnel e trechos em superfície em construção. Será entregue em dezembro de 2015. 
17KM DE CICLOVIAS — Entrega em 2016. 
VLT — primeira linha será entregue em 2015. Todas entrarão em operação em 2016.

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