Transcarioca em Ramos

Uma obra que veio de encomenda.


Gerson Araujo Almeida
Rio

O real traçado seria pela Estrada Engenho da Pedra no bairro de Olaria, uma estação acima no sentido Bonsucesso. Um vereador da nossa região, foi até lá e fez uma manifestação junto aos moradores para que a obra não se realiza-se naquela localidade. Que haveria inúmeras desapropriações e colocaria um viaduto por cima da estação do bairro que enfeiaria a paisagem e causaria um abafamento com tanto concreto por cima das casas e do comércio local.

A manifestação surtiu efeito e foi modificado o trajeto da dita obra imposta a localidade. Mudou-se o trajeto para o bairro de Ramos. Com um comércio fraco, com inúmeras lojas vazias devido a violência que a localidade sofria com o Complexo do Alemão não pacificado, surtiu efeito a manifestação. Muito se fez para evitar este trajeto. Manifestações na rua principal, Uranos, pois grande parte do comércio do bairro seria dizimado, algumas lojas perderiam metade de seus áreas em troca da pista que cortaria prédios para alargamento da via.


Logo agora que o bairro vem se recuperando com a pacificação do Complexo do Alemão, com a abertura de novas lojas, uma nova esperança de lucro e acessibilidade para quem mora aqui. Muito se falou, muitas reuniões foram feitas e afinal mudou-se novamente o trajeto da obra imposta ao local. Agora o traçado será rente a linha do trem, de Olaria até Ramos, antes da estação ferroviária. Um viaduto já está sendo erguido para acessar o outro lado do bairro. Seguindo rente a linha ferroviária até as proximidades da Rua Emílio Zaluar.

Muitas desapropriações já foram executadas, muitas casas já foram derrubadas e a via Transcarioca prossegue seu trajeto. Bem sabemos que menos desapropriações foram feitas, o que gerou um custo menor a obra, se vai trazer lucro ao bairro, não sabemos, pois será uma via expressa, ligando o Aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) ao Terminal Alvorada na Barra da Tijuca. Esperemos que seja bom para o nosso bairro de Ramos, precisamos de revitalização.

Nota: O Vereador, pelo que sei, não foi eleito.

Obras da Transcarioca no Bairro da Penha




Comentários

  1. Aquele vereador não eleito, nunca fez nada por nós moradores de Ramos. Ele fez aquilo para angariar fotos pra reeleição dele. Não deu! Bem feito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio