Te cuida, Copacabana!

Capitais investem na tentativa de chegar o mais perto possível do Réveillon na praia carioca. São Paulo e Fortaleza brigam pelo título de segunda melhor festa do país.

Este ano, Fortaleza terá show do cantor de soul americano Billy Paul | Foto: Divulgação

Rio -  Copacabana é a referência no assunto Réveillon, mas os shows da virada do ano estão crescendo pelo Brasil. Investindo pesado em bandas e queima de fogos, São Paulo,Fortaleza, Salvador, Recife e Florianópolis encabeçam a lista de capitais que sonham em desbancar a soberania carioca. Juntas, elas esperam atrair até 6,3 milhões de pessoas para celebrar a chegada de 2013. Única capital da lista que não tem seu evento à beira do mar, São Paulo faz sua contagem regressiva na tradicional Avenida Paulista. Os organizadores esperam público de até dois milhões. Apesar da magnitude do espetáculo, o evento ainda atrai poucos turistas. São 100 mil contra os 750 mil do Rio.

Fortaleza, que luta com São Paulo pelo segundo melhor Réveillon do Brasil, investiu R$ 700 mil no show pirotécnico e trouxe até atração internacional — o cantor Billy Paul — para atrair até dois milhões para sua orla. Famosa por seu carnaval de rua, Salvador espera um milhão de pessoas e aposta num lindo espetáculo no Farol da Barra. Com a mesma expectativa, Recife tem quatro pólos atrativos, Pina, Boa Viagem, Ibura e Morro da Conceição. Atraindo turistas da Região Sul, Florianópolis desponta com um espetáculo para 300 mil pessoas.

Prefeituras sofrem com falta de verba
A festa de Réveillon de Salvador custou aos cofres públicos cerca de R$ 1,4 milhão. A organização foi bancada pelo Governo do Estado porque a Prefeitura está afundada em dívidas. E isso tem sido comum. Em Fortaleza, a atual prefeita Luizziane Lins alegou falta de condição de conduzir a festa, já que não estará mais no cargo no dia 1º de janeiro, quando termina o show. Pressionado por empresários de turismo, o governador Cid Gomes precisou assumir a responsabilidade. Outro caso curioso é o de Curitiba, que não investiu em evento para celebrar a virada do ano porque sua população viaja para o litoral, onde as festas acontecem.

SÃO PAULO
A festa da Paulista começa às 20h com show da cantora Tiê. Depois sobem ao palco Fernando e Sorocaba, Blitz, Titãs, Dj Zé Pedro e Dj Mau Mau. Serão 15 minutos de fogos.

FORTALEZA
Na Praia de Iracema, os shows começam às 18h. Destaque para Forró Real, Aviões do Forró, Zezé di Camargo e Luciano, Luan Santana e Billy Paul. Os fogos devem durar 15 minutos.

SALVADOR
Começa com uma caminhada às 19h com o compositor Waltinho Queiroz, do Barravento até o Farol da Barra. Lá, Carlinhos Brown, Jau, Ilê Aiyê, Armandinho, Carla Visi, Márcia Short cuidam da festa. A previsão é de 15 minutos de fogos.

RECIFE
Os shows começam às 21h. No palco principal, na Pina, tem show de Kid Abelha, André Rio e Nena Queiroga, além de DJs. Os fogos têm duração de 12 minutos.

FLORIANÓPOLIS
17 minutos de fogos em uma extensão de dois quilômetros. Entre os shows, que começam às 19h, destaque para Swing Maneiro, Grupo Entre Elas, Diana Dias e Banda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio