Furacão Sandy coloca em alerta milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos


(CNN) - Milhões de pessoas no Meio-Atlântico dos Estados Unidos se preparam para a chegada da tempestade de areia e milhares de pessoas evacuadas de suas casas. Vários estados emitiram ordens de evacuação em algumas áreas de Nova York e anunciou a suspensão do transporte público desde a noite de domingo. O prefeito Michael Bloomberg ordenou a evacuação de cerca de 375.000 pessoas que vivem nas partes mais baixas da cidade. O presidente Barack Obama declarou estado de emergência no Distrito de Columbia, de acordo com uma nota de imprensa da Casa Branca. Obama já havia declarado um estado de emergência, em Maryland, Massachusetts e Nova York.

Estaduais e locais, e meteorologistas alertam para o impacto potencial de Sandy, especialmente se as frentes frias colidirem com o Ocidente, que criariam uma "supertempestade" que permanecem na costa leste dos EUA durante vários dias. Os modelos de computadores prevêem que partes de Delaware, Maryland e Virigina podem registrar até 30 centímetros de chuva. Embora ainda em outubro, as comunidades e em torno das montanhas Apalaches poderiam ter forte nevasca.

Se os alertas não são suficientes, funcionários para advertir do perigo serão usados, eles são lembranças de períodos sem energia elétrica no ano passado, incluindo a tempestade mortal neste verão que deixou milhões de pessoas sem eletricidade por uma semana. Moradores das ilhas da Nova Jersey foram obrigados a evacuar domingo à tarde, e as pessoas nos casinos de Atlantic City.

"Eu preferiria que as pessoas permaneçam em suas casas", disse o governador Chris Christie, que emitiu a ordem no sábado. "Mas o fato é que, se você tem ventos de furacão nas ilhas por mais de 24 horas, são apenas as pessoas inseguras para ficar por lá."

Nada até a noite de domingo e, em alguns casos, na segunda-feira. Mas a tempestade já demonstrou o seu caminho para o norte do Caribe. Meteorologistas ainda estão tentando determinar onde terá seu maior impacto quando faz landfall. Os modelos mostram que vai bater em algum lugar em uma área de 1.126 km, da Carolina do Norte para Connecticut. Sua possível fusão com a frente fria pode "energizar o sistema climático" e torná-lo mais potente, disse Louis Uccellini, responsável pela previsão ambiental Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados UnidosTempestades de areia já causaram pelo menos 45 mortes. No Haiti, 29 pessoas foram mortas e quatro desaparecidos. Outros 16 morreram em Cuba, Jamaica, Panamá, República Dominicana e Porto Rico.

Esse cenário não é diferente do fenômeno climático que levou para a "tempestade perfeita" de 1991, quando o furacão Graça combinado com um sistema de alta pressão e uma frente fria causou uma tempestade no Atlântico Norte durante o Halloween. Mas nunca Grace fez landfall.

http://cnnespanol.cnn.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio