domingo, 27 de maio de 2012

Tráfico veste saia e comanda quadrilha com mão de ferro

Deise Mara, 49 anos, carrega a fama de truculenta | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Mulher de Celsinho da Vila Vintém é suspeita de torturar e matar desafetos em Padre Miguel 
POR Vania Cunha 

Rio - Deise Mara de Sousa Rodrigues, 49 anos, poderia se passar por uma mãe de família como tantas outras na Vila Vintém, que divide o tempo entre as duas filhas e os estabelecimentos comerciais que administra. Não fosse por um detalhe: é nas mãos da mulher do traficante Celso Luís Rodrigues, o Celsinho, que está o destino de moradores e rivais da quadrilha que domina aquela comunidade de Padre Miguel. Com o marido preso há dez anos, ela se tornou o principal braço dele dentro da favela e uma das mulheres mais poderosas do tráfico no estado do Rio.

Segundo a polícia, diferente de outras ‘primeiras-damas’ do pó, que apenas desfrutam das regalias que o dinheiro do tráfico proporciona, ‘dona Deise’, como é conhecida, cuida com mãos de ferro do império criminoso do marido, seguindo as orientações dele. Ela aumenta a fama de violenta liderando bando que expulsa pessoas da comunidade, tortura, mata e espalha o terror na Vintém.

Investigada por participação em homicídios, tráfico e associação para o tráfico, também é citada em depoimentos de parentes de vítimas de assassinatos e desaparecimentos. Alguns deles fazem parte do inquérito 08396/2010, da 33ª DP (Realengo), que possui quatro volumes de investigações sobre crimes da quadrilha.

Um dos casos em que aparece citada é no sumiço de um sobrinho do marido, que fora expulso, mas retornou à favela. No entanto, a fama de truculenta dela faz com que as testemunhas se calem por medo de desaparecer ou ter o mesmo destino de quem ousou desafiá-la.
Investimentos sob suspeita
Os dias de liberdade de ação da mulher de Celsinho vão ficar mais difíceis. Deise e outros criminosos devem figurar em inquérito a ser instaurado pela polícia sobre lavagem de dinheiro. Segundo investigadores, dois bares e uma pet shop que seriam da ‘poderosa chefona’ estão na mira de um levantamento sobre o crime, já que teriam sido criados apenas como fachada e lucram muito para o baixo investimento.

Protegida pelos domínios da favela, Deise circula entre pelo menos 10 endereços diferentes para não ser capturada pela polícia. De lá, ela nunca sai e anda sempre cercada de forte aparato de segurança. O esquema não seria necessário, já que apesar das acusações, ela não possui mandado de prisão pendente. No entanto, o Disque-Denúncia (2253-1177) oferece recompensa de R$ 2 mil por informações que levem à captura dela.

COM O FATURAMENTO SOB CONTROLE
Além de espalhar o terror e controlar cada centavo da alta movimentação financeira obtida com a venda de drogas, Deise vai expandindo o império criado pelo marido. A Vila Vintém é hoje um dos principais centros de distribuição de drogas da cidade, depois que a Favela da Rocinha foi ocupada por forças policiais.

Um mês depois que a comunidade de São Conrado foi retomada, a polícia estourou dois laboratórios de refino de cocaína na Vintém. Segundo a polícia, Deise ainda controla o tráfico na comunidade Minha Deusa e tentou tomar os morros do Fumacê, em Realengo, e Dezoito, em Água Santa.

Ainda de acordo com as investigações, para cumprir com suas ações truculentas, Deise contava com apoio de criminosos considerados perigosos, como Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho do Morro do Dezoito, entre outros identificados como Luquinha, Perigo e Grilo.

Deise é casada há quase 30 anos com Celsinho, um dos principais líderes do tráfico na década passada e um dos fundadores da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA). Condenado por tráfico e roubo, ele chegou a fugir da cadeia, mas hoje está preso em Bangu 4.

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário