Chuva em Santa Maria supera média do mês em 12 horas

Água da chuva invadiu casas em Santa Maria Crédito: João Vilnei / Especial CP

Pelo menos oito casas foram destelhadas pela força dos ventos
  
Porto Alegre - A chuva que caiu nas últimas 12 horas em Santa Maria, na região central do Estado, atingiu 130,6 mm de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado está acima da média histórica de maio – 129,1 mm. Segundo observador da MetSul Meteorologia, em Restinga Seca o acumulado foi de 144 mm, maior precipitação em vários meses.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Santa Maria prestaram apoio às famílias que foram atingidas pelo temporal que iniciou na noite de ontem e prosseguiu durante a madrugada desta quarta-feira. Na região oeste do município, oito casas foram destelhadas pela força do vento, mas já receberam lonas.

Na Vila Oliveira duas casas foram danificadas. Residências localizadas às margens dos Arroios Cadena e Passo das Tropas tiveram os pátios invadidos pela água, o mesmo ocorreu no bairro Parque Pinheiro Machado, região oeste do município.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou no corte de árvores que caíram na Vila Alto da Boa Vista e no bairro Camobi. No centro da cidade, seis famílias tiveram que abandonar apartamentos porque um prédio estava em risco, já que a água da chuva inundou uma construção ao lado. As famílias foram para casas de parentes. No município de São Pedro do Sul, o vento com chuva deixou parte da cidade sem energia elétrica. Uma equipe da AES Sul trabalhou no restabelecimento da luz durante a madrugada.

No Vale do Rio Pardo, a chuva na estação de Rio Pardo atingiu 41 mm. Outra região beneficiada foi o Vale do Taquari com até 40 mm nas últimas horas em Lajeado. No Vale dos Sinos, choveu entre 20 e 40 mm na maior parte da bacia do Sinos. Na manhã desta quarta-feira choveu torrencialmente no Vale do Paranhana. Conforme a MetSul Meteorologia, houve registro de granizo em Rolante, no Vale do Sinos e em Alto Feliz, no Vale do Caí.

Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, hoje ainda vai chover em diversas regiões do Estado, especialmente no Leste e no Norte, incluindo a região Metropolitana. Temporais com vento e granizo não são descartados na metade Norte. No entanto, ar frio, de origem polar, acompanhado de vento sul ingressou no Estado e já começou a melhorar o tempo no Sul e na fronteira com o Uruguai.

Durante o dia, as temperaturas não vão subir muito e as máximas não ultrapassam os 20ºC na maioria das regiões. Confira a previsão de mínimas e máximas:

Bagé 9ºC / 18ºC
Caxias do Sul 10ºC / 19ºC
Passo Fundo 11ºC / 19ºC
Porto Alegre 13ºC / 22ºC
Pelotas 11ºC / 20ºC
Santa Maria 11ºC / 20ºC
Uruguaiana 12ºC / 21ºC
Santiago 11ºC / 19ºC
Alegrete 12ºC / 20ºC
Santana do Livramento 8ºC / 18ºC
Rio Grande 10ºC / 19ºC
Santa Cruz do Sul 13ºC / 21ºC
Erechim 11ºC / 20ºC
Vacaria 6ºC / 16ºC
São José dos Ausentes 8ºC / 17ºC
Torres 16ºC / 22ºC
Capão da Canoa 15ºC / 22ºC
Cruz Alta 11ºC / 21ºC
Santa Rosa 11ºC / 22ºC
Chuí 9ºC / 18ºC

Com informações do repórter Renato Oliveira
http://www.correiodopovo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio