30 de março de 1972: O primeiro Grande Prêmio Brasil de F1
Enviado por: Lucyanne Mano
O Grande Prêmio de Fórmula 1 foi realizado pela primeira vez no Brasil no autódromo de Interlagos, na capital paulista, numa quinta-feira à tarde. Embora ainda não fizesse parte do calendário oficial da FIA (Federation Internationale de L’Automobile), contou com a presença dos grandes astros da modalidade na época, que se posicionaram na seguinte ordem na largada:
Emerson Fittipaldi (Brasil/Lotus 72 D),
Carlos Reutemann (Argentina/Brabham BT 34),
Ronnie Peterson (Suécia/March 721),
Wilson Fittipaldi (Brasil/Brabham GT 33),
David Walker (Austrália/Lotus 72 D),
Jean-Pierre Beltoise (França/BRM P 160),
José Carlos Pace (Brasil/March 711),
Henri Pescarolo (França/March 721),
Luis Pereira Bueno (Brasil/March 711),
Peter Gethin (Inglaterra/BRM P 160),
Helmut Merko (Áustria/BRM P153) e
Alex Soler Roig (Espanha/BRM P153).
O percurso de Interlagos media 7960 m, com destaque para quatro curvas mais sinuosas, consideradas as mais perigosas do circuito. A prova foi disputada em 37 voltas, totalizando 293,52 km. O favoritismo de Emerson não se confirmou. Apesar da acirrada disputa no início da prova, quando vários carros se revezaram na liderança, Emerson, logo retomou a dianteira que administrou com facilidade até que a quebra de uma peça da suspensão traseira fez com que ele abandonasse a pista faltando pouco mais de cinco voltas para o fim. O maior beneficiado foi o argentino Reutmann que cruzou a chegada após 1h37m16s248mil e conquistou o lugar mais alto do pódium, ao lado de Ronnie Peterson (2º colocado) e Wilsinho (que ficou em 3º).
Além de Emerson, abandonaram a prova Pace, Beltoise, Gethin e Pescarolo. Mesmo sem completar o percurso, Emerson garantiu a marca de melhor volta da prova (2m35s248mil) e ainda naquele ano conquistou o seu primeiro título mundial na F1. Cento e oitenta mil pessoas estiveram presentes no evento, que também foi transmitido pela televisão. No ano seguinte, o circuito de Interlagos passou a integrar o Calendário oficial da Fórmula 1.
Comentários
Postar um comentário