quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comer babosa faz bem ou mal para a saúde? Entenda.

 
Saiba quais as orientações médicas e da Anvisa para o consumo de alimentos com babosa.

Flávio Oliveira

A aloe vera, também conhecida como babosa, é amplamente utilizada em fórmulas que beneficiam a saúde e a beleza, e é bastante popular em receitas caseiras. Seus efeitos medicinais incluem propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias. No entanto, é fundamental ter cuidado com receitas "milagrosas" que circulam na internet. Todo produto comercializado no Brasil precisa ser analisado e certificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir sua segurança. Uma reportagem da VivaBem revelou que, até o momento, não existem estudos científicos conclusivos no Brasil sobre a segurança do consumo de aloe vera em produtos para uso oral. Até agora, apenas seu uso como fitoterápico para cicatrização foi autorizado.

Não há produtos à base de aloe vera aprovados como alimentos, o que significa que sua comercialização como tal é proibida até que se atendam aos requisitos legais para comprovar sua segurança. A Anvisa divulgou uma nota informando que algumas empresas de bebidas usam o número de registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em rótulos de suco de aloe vera, induzindo os consumidores a acreditarem que são produtos regularizados, quando, na verdade, não estão aprovados como alimentos.

A aloe vera realmente oferece benefícios para a saúde?
A dermatologista Ediléia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta que não há receitas caseiras milagrosas para tratar a acne."Não se sabe ainda se qualquer suco de fruta ou vegetal é benéfico, e sobre a acne não tem nenhum benefício comprovado, ou seja, não influencia em nada, já que a acne é uma doença muito complexa, com vários fatores envolvidos", explica Bagatin.

Clóvis Massato, gastroenterologista e professor de medicina na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), alerta que embora aloe vera possa ter propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, seu uso em sucos pode causar efeitos colaterais gastrointestinais, como diarreia, cólicas e dores abdominais. Ele também mencionou casos de hepatite aguda relacionados ao consumo de suco de aloe vera. Portanto, ele recomenda cautela ao usar produtos que prometem resultados rápidos e sugere sempre consultar um especialista. O médico também alerta que o látex da aloe vera, substância presente sob a epiderme da folha, pode causar cólicas excessivas, dor de barriga e efeitos laxativos que podem levar à desidratação. Luigi Carlo da Silva Costa, gastroenterologista da Uepa (Universidade do Estado do Pará), também alerta sobre os riscos do uso inadequado de ervas e plantas medicinais sem comprovação científica. O profissional menciona que muitas ervas medicinais podem causar efeitos hepatotóxicos, com risco de insuficiência hepática. Sem a devida aprovação da Anvisa, produtos como o suco de aloe vera podem aumentar o risco de doenças gástricas ou outros problemas de saúde.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

https://tvjornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário