segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Professor de Direito dá 10 dicas para estudantes que farão a prova da OAB.


Sandro Caldeira é Direito e Processo Penal e delegado da Polícia Civil.
Juliana Alcantara

Falta pouco mais de um mês para a próxima prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2 de abril. Veja abaixo as dicas do professor de Direito e Processo Penal e delegado da Polícia Civil Sandro Caldeira para os futuros advogados:

1- Leia o edital com atenção
O edital é o seu melhor amigo. É importante que o candidato atente para o conteúdo programático cobrado nas duas fases da prova, assim como para os materiais e procedimentos permitidos para consulta e os horários em que as provas serão realizadas.

2- Estude com antecedência
É essencial estudar com uma antecedência mínima de três a quatro meses da prova, reservando ao menos duas horas para estudo diário.

3- Use apenas fontes confiáveis
Durante os estudos, o candidato deve priorizar a leitura de doutrina atualizada, usando bons livros e apostilas de fontes confiáveis.

4- Leia as Súmulas dos Tribunais Superiores
Elas podem ser obtidas nos códigos de legislação ou mesmo na internet. Atente principalmente para as Súmulas Vinculantes.

5- Programe-se para ler o texto da“Lei seca”
Sobretudo os relacionados às disciplinas com maior número de questões, como Direito Penal / Processo Penal; Direito Civil/Processo Civil; Direito do Trabalho/Processo do Trabalho; Direito Constitucional e Direito Administrativo.

6 – Dê atenção extra para o Estatuto da OAB (Lei 8.906/94)
Tenha na ponta da língua o Código de Ética e Disciplina; o Regulamento Geral; Direitos Humanos e Filosofia do Direito, que representam, no mínimo, 15% das questões da prova.

7- Faça Simulado com provas anteriores
Além de fixar os temas, você terá condições de gerenciar o tempo de prova. Procure as questões cobradas nos exames anteriores e treine muito.

8- Descanse na noite anterior
A prova requer concentração. Se o candidato estiver cansado pode ter o seu desempenho prejudicado.

9- Alimente-se de forma equilibrada
Também é importante praticar alguma atividade física diariamente. Isso libera endorfina, que aumenta seu bem-estar e reduz o stress, auxiliando na hora de estudar.

10- Acredite em você, você consegue!
Segunda fase será no dia 28 de maio. Nessa primeira etapa serão cobradas 80 questões de 17 disciplinas. O candidato que conseguir aprovação depois de acertar, no mínimo, 50% das perguntas passa para a prova prático-profissional. A segunda fase ocorre em 28 de maio e o aluno pode escolher uma entre sete provas específicas: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal e Tributário. Além da peça a ser desenvolvida, quatro questões discursivas são cobradas. Quem obtiver nota igual ou superior a seis estará aprovado.

http://extra.globo.com