Moradores reclamam de multas e vereadores pedem suspensão do rotativo de Guarapari(ES).

 
Motoristas alegam que estão sendo multados em R$ 15,00 quando não 
encontram agentes que realizam a cobrança do estacionamento.
Por Roberta Bourguignon

Os motoristas que precisam estacionar em vagas demarcadas pelo sistema de estacionamento rotativo em Guarapari reclamam de cobrança excessiva por parte da empresa. É que ao estacionar os veículos e não encontrar agentes que realizam a cobrança do estacionamento, os motoristas vão para seus compromissos. No retorno, se deparam com uma multa de R$ 15,00 e não conseguem pagar somente pelo tempo de permanência na vaga, que seria no valor máximo de R$ 5,00. Um dos motoristas é o neuropsicopedagogo Gleyston Marssartier, 29 anos. Ele conta que na semana passada precisou ir ao banco resolver uma pendência e estava com o tempo apertado. Sem conseguir emitir o tíquete antes, acabou tendo que pagar a multa de R$ 15,00. “Não sou contra o rotativo, mas desde que seja um sistema justo e que faça uma cobrança justa de pessoas que usufruem desse sistema. Me cobraram uma multa de R$ 15,00 enquanto fui ao banco. Não encontrei agente para efetuar a cobrança do rotativo quando eu parei, não tinha parquímetro próximo ao carro e, nesse dia, eu estava sem internet para baixar aplicativo e precisava ir rápido ao banco”, explica o motorista. Que completa: “Só depois que levei a multa é que encontrei o agente na rua, sendo que na hora que parei não tinha. Questionei ao agente, mas ele se limitou a informar que eu tinha o prazo de 24 horas para pagar a multa ou chegaria uma multa grave para mim, no valor de quase R$ 200,00. Então entre pagar R$ 15,00 e R$ 200,00 acabei pagando os R$ 15,00. Mas está sendo uma cobrança abusiva”.

O número de reclamações dessa natureza virou assunto de uma audiência pública que aconteceu na tarde da quarta-feira (26), em Guarapari. A empresa que gerencia o sistema, a Rizzo Parking, revelou que já aplicou mais de 17.000 multas de R$ 15,00 desde o início de sua operação, no dia 29 de dezembro, e frisou que não há cobrança excessiva e que a multa é prevista em contrato assinado com a prefeitura. A prefeitura ressaltou que os agentes de trânsito municipais não transformam as multas aplicadas pela empresa em multa de trânsito. O município aplicou 247 multas por estacionamento não pago. “Não acompanhamos as multas geradas pela empresa”, explica o supervisor de trânsito da prefeitura, José Bonfim do Nascimento.

Vereadores indicam pedido de suspensão do estacionamento
A audiência pública sobre o rotativo foi realizada ontem pela Câmara de Guarapari. Os vereadores e representantes da sociedade fizeram duras críticas ao serviço prestado pela Rizzo Parking, e ao final da audiência, os vereadores apresentaram indicação pedindo a suspensão do sistema na cidade. A falta de agentes de cobrança, de parquímetros, de sinalização de vagas especiais e prioritárias, de sensores nas vagas e as 17.402 multas no valor de R$ 15,00 que foram aplicadas aos usuários do sistema pela falta de pagamento dos tíquetes de estacionamento foram os principais pontos levantados. “O contrato de concessão prevê nas etapas de implantação do rotativo a instalação de 60% dos parquímetros na terceira etapa, o que corresponde a 15, sendo que até o momento foram instalados seis terminais, e que a empresa não dispõe de um número suficiente de atendentes, o que afronta o direito dos usuários de adquirirem os créditos com comodidade”, explicou o presidente Wendel Lima.

A empresa Rizzo Parkink destacou que o contrato não têm irregularidades, e que  todos critérios estão sendo atendidos. “Vamos aguardar o julgamento do trâmite. A audiência se mostrou política e não técnica”, declarou o diretor de marketing da Rizzo, Flávio Mello.

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