Ministro do STF pede informações à PF sobre inquérito que mira Bolsonaro.


Alexandre de Moraes quer saber sobre o andamento das investigação que apura 
se o presidente tentou interferir indevidamente na autonomia da corporação.
Por Isadora Peron, Valor — Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Polícia Federal (PF) informações sobre o andamento do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir indevidamente na autonomia da corporação. O despacho é do dia 25 de outubro, mas só foi publicado no andamento do processo na última terça-feira. Moraes foi sorteado novo relator do inquérito após a aposentadoria de Celso de Mello, em 13 de outubro. Atendendo a um pedido da defesa do ex-ministro Sergio Moro, o presidente da Corte, Luiz Fux, determinou a redistribuição do caso entre os ministros do Tribunal.

Caso isso não tivesse acontecido, o inquérito ficaria com o novo ministro Kassio Nunes Marques, que foi indicado por Bolsonaro e herdará o acervo de processos que era de Celso. O nome de Marques foi aprovado pelo Senado na semana passada e ele toma posse em 5 de novembro. Antes de Celso se aposentar, o plenário do STF começou a discutir a maneira como Bolsonaro deveria prestar depoimento no inquérito.

Em seu último voto como ministro, Celso defendeu que o presidente, por ser investigado no caso, deveria ser ouvido presencialmente. A Advocacia-Geral da União (AGU) quer que Bolsonaro possa se manifestar por escrito. O julgamento ainda não tem data para ser retomado.

https://valor.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio