Governo do ES autoriza aulas presenciais a partir de 05 de outubro.


A suspensão das aulas foi uma das primeiras medidas de enfrentamento à pandemia tomadas em março.
Por Redação Folhaonline.es

O governador Renato Casagrande anunciou, nessa sexta-feira (25), o fim das restrições às aulas presenciais na Educação Básica nas redes de ensino Estadual, municipais e, também, privada em municípios classificados como Risco Baixo de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). O Governo do Estado retornará com as aulas presenciais para a Rede Estadual (Ensino Médio), a partir do dia 13 de outubro. Mesma data do fim das restrições das aulas presenciais na Rede Municipal. Já para a rede privada, serão retiradas as restrições facultando o retorno de atividades presenciais a partir do dia 05 de outubro, respeitando as medidas de segurança e prevenção, conforme protocolos de segurança.

Quanto à Educação Infantil, o retorno será permitido desde que com atendimento individual ou em pequenos grupos, dentro do que estabelecerá o protocolo sanitário para esta etapa de ensino que será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira (29).

Estado
As escolas da Rede Estadual vão continuar oferecendo as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). O retorno às aulas nas escolas públicas estaduais vai respeitar um revezamento, com intervalo de quinze dias entre uma etapa e outra, após a data de retorno de cada etapa, começando pelas turmas do Ensino Médio, seguido pelo Fundamental II e, por último, Fundamental I. O Programa EscoLAR seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial, com aulas remotas.

Municípios e Rede Privada
O efetivo retorno das aulas presenciais dependerá da decisão de cada escola particular e de cada município do risco baixo. Caso optem por retomar as atividades presenciais, as escolas devem oferecer ao aluno a opção de permanecer no ensino remoto. Portanto, os pais que não se sentirem seguros para enviar os filhos para a escola, estão autorizados a mantê-los em casa. O retorno das aulas, no caso dos ensinos Fundamental e Médio, também deverá obedecer ao protocolo estabelecido pelo governo do Estado, publicado no Diário Oficial do dia 8 de agosto. Dessa forma, será adotado um modelo híbrido para o retorno das atividades escolares — parte presencial e parte à distância. Isso significa que haverá rodízio entre os estudantes: em uma semana uma parte dos alunos voltará à sala de aula e a outra parte permanecerá no ensino remoto. Já na outra semana, as duas partes se revezam.

Confira as datas
Rede Municipal (a partir do dia 13/10): municípios que quiserem retornar com as atividades, Ensino Fundamental I e II
Ensino Privado (a partir de 05/10): Ensino Fundamental I, II e o Ensino Médio
Rede Estadual: (a partir de 13/10): Ensino Médio
Educação Infantil: (a partir do dia 05/10): Protocolo com detalhes será publicado na próxima terça-feira (29)

Mapa de Risco
Também na sexta-feira, o governo capixaba atualizou o 24º Mapa de Risco Covid-19, que começa a valer da próxima segunda-feira (28/09) e até o domingo (04/10). Do total de municípios capixabas, 75 estão classificados em Risco Baixo. Apenas três estão em Risco Moderado (Montanha, Piúma e São José do Calçado). Não há nenhum município em Risco Alto.


Com informações do Governo do Estado e Redação Folha Vitória
https://www.folhaonline.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio