Vice-governadora visita Guarapari e dialoga com pré-candidato a prefeito Gedson Merizio.


A vinda de Jacqueline Moraes ao município foi motivada por um 
projeto, que visa incentivar a participação de mulheres na política.

Por Nicolly Credi-Dio

Nesta tarde (28), a vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes (PSB), esteve em Guarapari e participou de um bate-papo com o pré-candidato a prefeito Gedson Merizio (PSB). A ação integra um projeto que tem percorrido diversos municípios capixabas, a fim de discutir a participação de mulheres na política. Durante o evento, que aconteceu no Siribeira, no Centro, a vice-governadora explicou sobre o projeto que tem circulado o Estado, dialogando com mulheres. “Nós estamos fazendo um trabalho com as mulheres e visitamos algumas comunidades. Viemos desde o município de Presidente Kennedy para cá. Estivemos em comunidades onde mulheres atuam diretamente”, disse. Dentre os espaços já visitados, citou comunidades quilombolas e a associação de mulheres que estão à frente da produção de polpas de acerola, em Piúma, e têm enfrentado dificuldades durante a pandemia.

Jacqueline disse ainda que, ao longo do percurso, reuniu-se com os coletivos de mulheres que participaram do processo de construção do programa Agenda Mulher, coordenado pela vice-governadora. “É um programa que tem três eixos principais: O institucional, que trata de políticas públicas para as mulheres; O social, que trata das mulheres que empreendem por meio das organizações, associações e cooperativas; E o político, que trata justamente da ocupação dos espaços de poder”, explicou.

Por meio de um ciclo de palestras, o programa apresentará o papel de cada um dos cargos políticos, discutirá o voto consciente e outros temas que incentivem as mulheres à participação política e ao exercício da cidadania ativa. Para Dulcilene Rodrigues Lopes, moradora de Guarapari que atua em prol de entidades locais, essa é uma discussão muito importante. “É super necessário que as mulheres se envolvam na política, até mesmo porque, se envolvendo, vamos buscar garantir nossos direitos e atender as nossas necessidades. É só entendendo que vamos conseguir colocar isso em ação”.

O pré-candidato a prefeito Gedson Merizio (PSB), que participou do bate-papo, reiterou a importância da participação de mulheres na política. “Para mim, a vinda da vice-governadora ao município reporta a importância de que as mulheres despertem para o fato de que estão inclusas nesse processo e devem prestar esse serviço social, pois podem ser agentes de mudança da realidade local”.

https://www.folhaonline.es/

Nota: Jaqueline Moraes, a primeira mulher, negra e da periferia é também, a primeira mulher a assumir a Vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo. Há 10 anos, Jaqueline era mais uma das centenas de camelôs que montavam suas barracas de produtos importados, a menos de 100 metros do Palácio Anchieta, sede do Governo do Espirito Santo. De 2009 a 2019, como se participasse da brincadeira da #tenyearschallenge, ela saiu da informalidade para subir a escadaria do Palácio Anchieta como a vice-governadora eleito com 55,49% dos votos válidos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio