Ciclista de Guarapari pedala mais de mil km e vence campeonato.


A campeã ficou em primeiro lugar entre as mulheres, e em terceiro lugar geral.

Por Larissa Castro

Após pedalar por seis dias, de 20 a 26 de julho, com quilometragens variadas e que, ao final resultaram em 1.020,7 quilômetros pedalados e monitorados por aplicativo, a ciclista de Guarapari Christiana da Conceição levou o primeiro lugar feminino nas categorias “Volta ao Mundo”, “Everest” e “K2”, da “Copa Capixaba de Mountain Bike Virtual”. Ela que pertence a equipe “Guarapari Race Team”, fez parte inicialmente da categoria K2, chegou também ao terceiro lugar geral. Devido à pandemia, o método de avaliar a competição ocorreu de forma virtual e com pedaladas individuais, com direito a um acompanhante. Todo o controle de quilometragem foi feito através de um aplicativo, em que os participantes registravam a distância percorrida diariamente. “Cada pedalada dada ao longo dos dias da semana acumulava para somar pontos. Essa prova virtual foi para não haver aglomeração. Ficou muito bacana e organizado, é a primeira vez que eu participo neste formato. Além do aplicativo, tinha um grupo específico para quem participou da competição”, explica a atleta.

Com variação de quilometragem por dia, Christiana, aos 36 anos, chegou a ficar das 06:00h às 21:00h de um domingo, focada em alcançar um bom percurso. “Eu pedalei mais de 100 km por dia, variou muito. No último dia foram 250 quilômetros. Pensei: hoje é tudo ou nada! Se eu não conseguisse, pelo menos eu teria tentado”. Focada na vitória, a atleta, que atua também como salva-vidas e professora de Educação Física, não imaginava alcançar o nível máximo entre as mulheres. “Eu entro em competições com o intuito de vencer, mas nem sempre conseguimos alcançar o pódio. Encaro de cabeça. A minha adversária da “Volta ao Mundo” foi bem forte também, fui sabendo que seria difícil vencê-la, pois todos os dias empatávamos ou ela conseguia mais pontos que eu, mas segui brigando na categoria. Todos os dias eu tive que pedalar muito! Me sinto muito feliz em saber que fiquei em terceiro no geral, com homens e mulheres. Foi uma conquista muito grande!”, celebra.

Contando com o incentivo de amigos, familiares e integrantes da equipe Guarapari Race Team, a atleta conta que as vitórias foram graças ao apoio deles também. “Sempre tive alguém ao meu lado me incentivando, dizendo que eu era capaz, e assim fui evoluindo. Apenas dois dias que pedalei sozinha, mas meu marido e o Bier, da equipe GRT estiveram comigo, também em locais perigosos do trajeto".

Treinos
Para alcançar o primeiro lugar, a atleta costuma treinar diariamente, mas também opta por fazer do ciclismo um hobbie. “Tem dias que pedalo forte, outras para admirar a paisagem, pois o descanso importa. Sou atleta de spinning e motobike, então tenho que estar sempre em forma e pedalando. Pois a cada dia do pedal, é um novo aprendizado”, explica Christiana.

https://www.folhaonline.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio