Guarapari libera caminhada e corrida na orla pela manhã.

Prefeitura autorizou a prática dos exercícios, mas há regras.


Por Roberta Bourguignon

Mesmo com as orlas fechadas, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, decidiu liberar um horário específico para caminhadas e corridas na orla da cidade: das 05:00h às 11:00h. No decreto de nº 256/2020, a circulação de pessoas em praias continua proibida, a exceção é exclusivamente para caminhadas e corridas matinais, desde que realizada de maneira individualizada e com máscara de proteção, no horário compreendido. Diante do número de casos que só aumenta na cidade, o prefeito enfatizou - durante entrevista para uma TV local - sua preocupação e pediu que a população saia de casa somente para serviços essenciais.


“Quero fazer um apelo à população de Guarapari em especial às pessoas que ainda não entenderam nossa mensagem, que não estão preocupadas com a Covid-19. Gente, isso é um negócio extremamente perigoso, os nossos casos em Guarapari aumentaram. É importante que você faça o seu papel, a sua parte. Então, por favor, você que não está usando máscara, passe a usar máscara para ir ao comércio. Saia de casa somente para fazer serviços essenciais”, declarou o prefeito.

Em Guarapari, são 33 casos confirmados do novo coronavírus, 118 em investigação, 12 curados e cinco hospitalizados. Essa semana, o primeiro óbito foi confirmado. Um senhor de 72 anos do bairro Itapebuçu, que estava internado em um hospital da Grande Vitória.

Novos testes
Guarapari foi selecionada como uma das cidades capixabas para receber testes que irão identificar o percentual da população que já teve contato com o novo coronavírus (COVID-19). Ao todo, 27 municípios capixabas participam dos estudos. As equipes de Guarapari estão em treinamento essa semana, para realização dos testes. No município, aproximadamente 240 pessoas serão testadas para identificar se tiveram contato com o vírus, auxiliando na identificação do impacto da doença e de seu comportamento, subsidiando as decisões de combate no estado. Segundo a Sesa, o início dos testes está previsto para o próximo mês e será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma, num total de aproximadamente 32 mil testes nos municípios selecionados. “O município foi selecionado a participar deste estudo, que tem como objetivo avaliar a proporção de indivíduos já infectados, analisar a velocidade e expansão da infecção e estimar o percentual de infectados com ou sem sintomas. Estes resultados irão servir para fornecer dados mais preciso sobre o COVID-19, possibilitando o município a traçar estratégias para o combate da pandemia e, assim, fortalecer as nossas ações e programas de prevenção”, explicou Alessandra Albani, Secretária Municipal de Saúde.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde. Se o paciente sorteado for positivo ao vírus, os demais moradores da residência serão testados. Também será verificada a existência de outros residentes com sintomas respiratórios, para orientação de atendimento.

https://tribunaonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio