Alta em produtos que protegem contra o coronavírus chega a 527%.

O item com o maior valor durante a pandemia foi a máscara cirúrgica. Já o álcool em gel teve aumento entre 2,21% e 119,33%, segundo o Procon Estadual. Fiscais flagraram farmácia vendendo álcool acendedor para churrasqueira.


Por O Dia

Rio - O Procon Estadual recebeu 473 denúncias de preços abusivos no período do dia 6 e 27 de março e constatou um aumento de até 527% no preço da máscara cirúrgica, um dos itens usados na prevenção ao coronavírus. Já o álcool em gel teve aumento entre 2,21% e 119,33%. Os fiscais chegaram a flagrar uma farmácia vendendo álcool acendedor para churrasqueira como se fosse o antiséptico. Das 473 denúncias sobre possível aumento abusivo de preços de álcool em gel, em seguida máscaras, luvas e alimentos em geral, 208 já foram averiguadas, encontrando problemas em 60 delas. Em algumas, houve a confirmação imediata do abuso de aumento de preço e elas foram autuadas. Nos locais onde os fiscais identificaram indícios da alta excessiva do valor, porém não houve comprovação, os estabelecimentos foram notificados e deverão justificar o aumento do preço.

No álcool gel, os fiscais identificaram aumento de 2,21% à 119,33%. Nas máscaras cirúrgicas, o aumento chegou a 527% em uma rede de lojas que vende produtos médicos. Em uma farmácia, os fiscais flagraram a venda de álcool acendedor para churrasqueira como se fosse álcool gel.

O consumidor que identificar possível aumento abusivo de preço, pode fazer uma denúncia ao Procon Estadual através do site www.procononline.rj.br ou pelo aplicativo Procon-Rj. Podem ser anexadas fotos das notas fiscais e de qualquer outro documento que comprove o valor que era vendido antes e por quanto passou a ser vendido atualmente.

https://odia.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio