BICICLETA É O CANAL, Guarapari em duas rodas.


Redação FolhaOnline.es
Antônio Ribeiro (*)

Uma cidade plana, concentrada num eixo norte sul, com o centro no meio, incluindo ciclovia de acesso, agora com faixa exclusiva, pintada e delimitada, contando com cerca de cem mil moradores, tem indicação clara para bikes. As próprias rodovias que cortam a cidade, do Sol e Quatro Pistas, mais com jeito de avenidas, oferecem condição de uso às bicicletas, se não ideal, mas possível e passível de serem adaptadas, além de não terem grandes lombas. Para completar, seu eixo é para servir às praias, onde a maioria dos locais trabalha e com turistas pouco querendo ou podendo usar carro na temporada, por falta de lugar para estacionar, também preferindo bikes para exercício. A crise e o preço dos combustíveis, não poluir, além da incidência de obesos, muitos por sedentarismo, são outros fatores que indicam o uso da bicicleta em Guarapari como meio de transporte mais indicado e recomendado.

Uma enorme quantidade de lojas de novas e usadas, muitas com serviços de conserto, demonstram a existência de uma grande quantidade de bicicletas na cidade, afora seu preço ser acessível a maioria da população. Com baixo custo de manutenção e nenhum custo de combustível, afora pequeno risco de acidentes, por andarem a velocidades seguras, as bicicletas ainda são o item mais recomendado por cardiologistas a pacientes.

Que falta então para serem o veículo mais usado da cidade? Lugar para deixar, com segurança, as bicicletas. Aqui entra a indústria, que em cidades desenvolvidas, tem bicicletário e o comércio, com locais próprios. Afora isso uma maior e melhor aceitação das bicicletas na mentalidade das pessoas, coisa que os turistas já o fazem com orgulho, usando capacetes e algumas roupas próprias, como prova de aceitação e status.

Uma forma de incentivar o uso da bikes, poderia ser as empresas locais darem brindes de uso por ciclistas. Itens de segurança por exemplo e aproveitar a consciência do meio ambiente, cuja semana transcorre nesta. Pedalar é tudo que se precisa para esta ideia dar pedal!

(*) Ministrador de 630 cursos e palestras, que após lutar por anos contra uma severa hipertensão, escolheu Guarapari para morar e onde hoje compartilha sua nova pressão: 12 x 8. Quase milagre!

https://www.folhaonline.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio