‘Forças do mal’ celebram vitória de Fernández na Argentina, diz Ernesto Araújo.

Ministro das Relações Exteriores do Brasil afirmou que 
o presidente eleito vai governar como Cristina Kirchner.


Por G1

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta segunda-feira (28) que o novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, vai governar de forma semelhante à de Cristina Kirchner e que “as forças do mal” estão celebrando. “Os sinais são os piores possíveis. Fechamento comercial, modelo econômico retrógrado e apoio às ditaduras parece ser o que vem por aí”, escreveu ele em uma rede social. De acordo com ele, "as forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul".


O ministro afirmou ainda que o tratamento dado aos governos de direita e esquerda é diferente: "A esquerda é totalmente ideológica no apoio aos regimes tirânicos da região. Mas, quando se relaciona com as democracias (das quais depende), a esquerda pede 'pragmatismo'. Curioso. 'Pragmatismo' significa sempre a direita se acomodar aos interesses da esquerda".

Fernández foi vitorioso no primeiro turno, com com 48,1% dos votos, na Argentina, se o candidato mais bem votado tiver mais de 45% na primeira rodada, já está eleito. Macri teve 40,37% dos votos. Cristina Kirchner, que governou a Argentina entre 2007 e 2015, é a vice-presidente, foi ela quem escolheu Fernández para liderar a chapa.


Sem cumprimentos do presidente
Mais cedo nesta segunda (28), Bolsonaro afirmou lamentar a eleição de Fernández e que não parabenizará o novo presidente do país. "Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas eu acho que a Argentina escolheu mal", disse o brasileiro ao deixar os Emirados Árabes, onde estava desde sábado (26). “Não pretendo parabenizá-lo. Agora, não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual é a posição real dele na política, porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar", disse Bolsonaro.

Café da manhã com os presidentes
Fernández foi recebido por Macri na Casa Rosada, a sede do governo argentino, nesta segunda-feira (28). Os dois começaram a organizar uma equipe para a transição.

https://g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio