Disputas entre três facções rivais causa pânico em Niterói

Traficantes da ADA invadiram o Morro da Otto, na Engenhoca.


Enviado Direto da Redação
Por Thuany Dossares

Desde o último domingo (16), três facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas em comunidades do Centro e Zona Norte de Niterói, levando pânico a moradores da região. O episódio mais recente aconteceu na manhã de ontem, quando após quatro dias seguidos atacando o Morro da Otto, na Engenhoca, Zona Norte de Niterói, traficantes da facção Amigos dos Amigos (ADA) conseguiram expulsar os rivais do Comando Vermelho (CV) e ‘fincaram sua bandeira’ na comunidade. De acordo com investigações da Polícia Civil, criminosos de Macaé, no Norte do Fluminense, teriam financiado a invasão. Desde segunda-feira a noite, diversos homens armados chegaram na Otto e iniciaram confrontos com os rivais do CV, que até então dominavam o tráfico do local.

Na manhã de sexta-feira, os bandidos chegaram a gravar um vídeo no alto do morro, provocando os rivais do Comando Vermelho, expulsos. “Tamo (sic) aqui da Otto, mó (sic) paz, tudo monitorado de ponta a ponta. Vamo (sic) baquiar o morrão, naquele pique. Bota a cara c.. vermelho, bota a cara pra (sic) se machucar, é o ADA porra. O terror de vocês acabou. De que adianta ter quantidade se não tem capacidade? A gente é (sic) os poucos e loucos, só bandido de verdade. Bota a cara pra (sic) trocar, pode vim de bondão da onde for, tamo (sic) daqui”, dizia o homem que gravou as imagens.

Três facções no Estado 
Desde outubro, comunidades de Niterói e São Gonçalo que têm o tráfico de drogas gerenciado pela facção Comando Vermelho (CV) são alvo de ataques liderados pelo criminoso Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, que é ligado ao grupo Amigos dos Amigos (ADA). No último final de semana, o alvo do bonde de Vinte Anos foi o Morro do Estado, no Centro de Niterói. De acordo com as investigações, o Morro do Estado era controlado por traficantes do Complexo da Viradouro, em Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói. Na noite de sábado, traficantes da Viradouro promoveram um grande baile funk em homenagem ao traficante Jerônimo Rezende Teixeira, o Jê Gatinho (liderança criminosa da região que está presa), que só terminou às 12:00h de domingo.

Grande parte dos bandidos que estavam no Morro do Estado foram para a Viradouro participar da festa, e gravaram imagens ostentando armas de grosso calibre durante o baile. Os ‘soldados’ de Jê Gatinho chegaram a enfileirar cerca de 15 fuzis de diversos calibres numa parede com um grafite em homenagem ao chefão preso. Se aproveitando do momento em que o Estado estava desguarnecido, o ‘bonde’ de Vinte Anos invadiu a comunidade. No entanto, assim que os bandidos do CV ficaram sabendo do ataque, eles voltaram para o morro armados e divididos em diversas motos.

Houve uma intensa troca de tiros em pleno horário de almoço de domingo, assustando moradores e diversos populares que faziam compras num shopping da região. A PM foi chamada e, com a entrada de um blindado na comunidade, conseguiu expulsar as duas facções do morro. Mais tarde, traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) se aproveitaram da situação e conseguiram entrar no Morro do Estado. Após uma troca de tiros com rivais do CV, que estavam escondidos numa mata, o TCP teria assumido a comunidade mais uma vez. O grupo invasor seria composto por criminosos que foram criados no Morro do Estado, e conhecem bem a geografia do morro, e que estavam abrigados no Morro do Santo Cristo, no Fonseca, desde que haviam sido expulsos pelo CV. Segundo a polícia, os bandidos do CV teriam se escondido no Morro da Chácara - em frente ao Estado - de onde constantemente saem para trocar tiros com os rivais.

www.osaogoncalo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio