Cobrança pelo estacionamento rotativo é suspensa no Jardim Icaraí.


As placas sobre o estacionamento permaneceram colocadas,
mas não havia funcionários para fazer a cobrança.
Carolina Ribeiro 

Sistema só retorna quando moradores e comerciantes obtiverem 
esclarecimentos e retirarem cartões de gratuidade.

Um dia após o início da implantação do Niterói Rotativo nas ruas próximas ao polo gastronômico do Jardim Icaraí, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, determinou a suspensão do sistema. De acordo com nota divulgada, a cobrança voltará a vigorar quando moradores e comerciantes da região obtiverem esclarecimentos sobre o sistema e conseguirem requisitar os cartões de gratuidade. Na segunda-feira, quando a ampliação teve início, a crítica na região era, justamente, de que não houve tempo para obtenção da isenção ou aviso de início da cobrança. Apesar de suspensa a cobrança, as placas que informam a existência do sistema permanecem descobertas em todo o trecho compreendido entre as ruas Geraldo Martins, João Pessoa, Nóbrega e Avenida Roberto Silveira, envolvendo o perímetro das ruas Cinco de Julho, Santa Rosa e Avenida Sete de Setembro.

Na terça-feira (26), a mudança causou confusão em quem precisou estacionar na região, pois não havia funcionários autorizando o estacionamento. O medo dos motoristas era de voltar e não mais encontrar seus veículos. “Acho justa a cobrança, vim para uma consulta de médico já preparado para pagar, mas cheguei aqui e só encontrei a placa. Não sei se posso parar, se serei multado ou rebocado. Faltou informação para o usuário”, opinou o economista Luiz Carlos Alves, de 53 anos.

Comerciantes e moradores do bairro reclamam que precisam utilizar algumas vagas para seus apartamentos e estabelecimentos. Na segunda, por conta da falta de avisos, caminhões de entregas de comércios da Rua Nóbrega, que recebeu rotativo em ambos os lados da via, pararam, de maneira improvisada, no meio da pista e prejudicaram o trânsito. Para Sandro Henrique Sousa, subgerente de um mercado na esquina entre a ruas Nóbrega e Cinco de Julho, a medida de suspender a cobrança foi acertada. “Os motoristas de caminhão ficaram perdidos, com medo de serem multados, mas nós precisamos receber as mercadorias. Nós passamos o problema para nossos superiores e eles ficaram de tomar previdências, de correr atrás de nossa gratuidade, mas imagino que leve um tempo. Uma outra loja nossa pediu há uns meses e ainda não conseguiu. Espero que se resolva”, pede.

A ampliação do rotativo prevê mais 315 vagas a serem disponibilizadas e cobradas na região próxima ao Polo Gastronômico. Para o Niterói Rotativo, que gere o sistema, a medida de ampliação busca o ordenamento das vias de tráfego, a racionalização do uso das vagas e a organização do espaço urbano. O sistema rotativo funcionará das 07:00h às 19:00h de segunda a sexta e das 07:00h às 13:00h aos sábados. Aos domingos e feriados não há rotativo. A cobrança varia de R$ 3,50, para cada duas horas de estacionamento, a R$ 17,50 a diária.

Credenciamento – Moradores devem procurar a Niterói Rotativo para realizar o credenciamento, que, de acordo com a Lei n° 2018/2002, isenta da cobrança de estacionamento em logradouros públicos de Niterói, proprietários ou locatários de imóveis que não tenham garagem em suas edificações. O cadastro deve ser feito na Rua Doutor Paulo Cesar, 28, Icaraí. O atendimento é feito no horário comercial. Os comerciantes podem solicitar um ponto de carga e descarga junto à Subsecretaria Municipal de Transportes ou dar entrada no pedido na NitTrans. Técnicos vão ao local analisar a viabilidade do pedido. Se aprovado, será publicada portaria.

http://www.ofluminense.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio