Defensoria Pública do Rio repudia declaração de Eduardo Paes

Instituição denuncia traços de machismo e racismo no comentário do prefeito, e pede que o caso não seja tratado apenas como uma piada de mau gosto.


Por Maria Clara Vieira

O vídeo que mostra o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregando um apartamento a uma beneficiária de um programa social e sugerindo que ela deveria “trepar muito nesse quartinho” não lhe rendeu críticas apenas nas redes sociais. Em nota de repúdio, a Defensoria do Rio classificou os comentários do prefeito como uma “lamentável demonstração de machismo associado ao racismo”. Segundo a instituição, as expressões chulas serviram para expor a visão de Paes sobre as mulheres negras e pobres. “O caso não deve ser tratado de forma isolada e jamais poderia ser rotulado como gafe ou piada de mau gosto”, diz a nota. O texto também lembrou o episódio de 2007, quando o ex-governador Sérgio Cabral defendeu a legalização do aborto como forma de conter a violência e afirmou que as favelas são uma “fábrica de produzir marginal”.




A nota foi redigida pelos Núcleos de Defesa dos Direitos da Mulher e Contra a Desigualdade Racial da Defensoria Pública, em conjunto com a Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ

http://veja.abril.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio