segunda-feira, 25 de julho de 2016

Tocha Olímpica chegará ao Rio na quarta-feira

Símbolo dos Jogos percorreu cerca de 24 mil km 
e passou por 277 municípios brasileiros.


Laís Souza comemora: “Represento a alegria de 
muitas pessoas”. Foto: Marcos de Paula / AGIF.
BRUNNA CONDINI

Rio - A tocha olímpica, em 83 dias, percorreu 24 mil km e passou por 277 cidades brasileiras, conforme a Rio-2016, organizadora do evento. Até agora, 1.252 pessoas conduziram a chama. Neste final de semana, o símbolo, que chega no Rio no dia 4, percorreu cidades como Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo. Só no domingo, por exemplo, na capital paulista, a tocha rodou por 51 km e foi carregada por 260 pessoas. Laís Souza, uma das principais ginastas brasileiras entre 2004 e 2008, foi uma das condutoras do símbolo. Em 2014, quando treinava esqui aéreo, a atleta sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. “Minha tocha representa os cadeirantes”, diz. Demonstrando sua força e sua dedicação, Laís ficou de pé no Ibirapuera. “Estou carregando não só a minha felicidade, mas represento a força de vontade e a alegria de muitas pessoas. A participação dos cadeirantes, dos brasileiros em geral”, destaca.

A chama chega hoje em Ilha Bela e segue amanhã para Suzano, Mogi das Cruzes, Jacareí, São José dos Campos, também em São Paulo. Na próxima quarta-feira, percorrerá as ruas de Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba. No mesmo dia, encerrando o tour paulista, a tocha chega ao estado do Rio, desembarcando em Paraty. Por aqui serão 41 municípios percorridos, entre eles Angra dos Reis, Petrópolis e Búzios. E é no Rio que a rota da tocha se concluirá, marcando presença nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A chama vai contabilizar a passagem por 300 cidades, incluindo todas as capitais. Ao todo, 20 mil km por terra e 10 mil milhas aéreas. O ponto final da viagem do símbolo olímpico é a cerimônia de abertura, no Maracanã, quando a pira olímpica será acesa, dando início aos Jogos, no dia 5 de agosto. Os Jogos Olímpicos 2016 acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto, contando com 10.500 atletas de 206 países e 306 provas com medalhas.

Começa hoje a instalação de faixas olímpicas nas ruas
A prefeitura iniciou hoje a implantação das faixas olímpicas nas principais vias da cidade. A sinalização será concluída em duas etapas: hoje e 31 de julho. Quem descumprisse as regras estaria sujeito a pagar multa de R$ 1.500,00 mas uma decisão da Justiça suspendeu a aplicação da infração aos motoristas. Na decisão, da última sexta-feira, o desembargador Cláudio dell´Orto diz que o código de trânsito já prevê multa para quem usa as pistas indevidamente. No Código de Trânsito Brasileiro, a multa estabelecida pode chegar a R$ 127,69 e ser considerada uma infração grave por 'transitar com veículo na faixa esquerda de circulação".

A regra que previa a multa incluiria veículos não credenciados ou autorizados, que circularem pelas faixas. A infração será fiscalizada principalmente por pardais. O objetivo é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos. Corredores BRS, com faixas olímpicas, funcionarão 24 horas por dia e a Avenida Niemeyer terá restrição de circulação. O sistema consiste na sinalização de uma faixa de tráfego dedicada a veículos credenciados pelo Comitê Organizador Rio 2016 e se estenderá até 22 de agosto.

FAIXAS
Prioritárias: Veículos olímpicos e de transporte público. Vias de BRS nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro, sinalizadas com a marca Rio 2016 e com a faixa contínua ou tracejada azul. Faixas seletivas da Av. Brasil; a Av. Niemeyer e as vias da Ilha do Fundão.
Dedicadas: A partir de 31 de julho. Para uso exclusivo de veículos olímpicos.
Compartilhadas: Permite o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo dos veículos olímpicos. São sinalizadas apenas com marca Rio 2016.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário