domingo, 22 de maio de 2016

Grupo é preso por aplicar vacina falsa contra H1N1

Segundo a PF, doses vindas do Paraguai custavam R$ 250,00.


Crime. Com o aumento de casos de H1N1 em 
Naviraí, grupo passou a vender vacina clandestinamente.


Mato Grosso do Sul. Policiais federais prenderam, na noite de anteontem, três irmãos libaneses e um brasileiro em Naviraí, município localizado a 350 km da capital de Mato Grosso do Sul, por montarem uma clínica clandestina para comercializar vacina contra H1N1 comprada no Paraguai. Segundo a Polícia Federal, o grupo cobrava até R$ 250,00 por dose. As informações foram divulgadas pelo portal de notícias G1.

As supostas vacinas teriam sido adquiridas na cidade paraguaia de Salto del Guairá. A polícia investiga se eles tiveram ajuda de um quarto libanês que mora nessa cidade, que fica na fronteira com o Brasil.

A venda de vacinas ou medicamentos sem autorização de órgãos competentes é proibida pela legislação brasileira. De acordo com o item VI do art. 273 do Código Penal, estará sujeito a penalidades aquele que importa, vende, expõe à venda, tem em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribui ou entrega a consumo produto medicinal adquirido de estabelecimento sem licença da autoridade sanitária competente. Segundo o G1, na casa dos irmãos libaneses, foram encontradas dezenas de seringas, muitas usadas, e vários frascos cheios do que seria a vacina contra a influenza. No local, também foram encontradas armas, munições e silenciadores. O material apreendido foi enviado para Campo Grande e vai passar por uma perícia, que vai identificar se os frascos continham mesmo vacina ou se era outra substância.

Muitos casos. A população de Naviraí, onde o grupo foi preso, está com medo diante de um surto de casos de H1N1. Apenas na última semana, foram confirmados 13 casos e quatro mortes por causa da doença na cidade. As escolas estaduais, municipais e particulares anteciparam as férias. Além disso, o hospital da cidade suspendeu as visitas por 20 dias, e moradores passaram a usar máscaras nas ruas. Até início de maio, foram registrados 2.375 casos de gripe pelo H1N1 no país, sendo que 470 morreram em decorrência da doença.

No país
Balanço. Segundo balanço do Ministério da Saude, Paraná (84%), São Paulo (89,4%), Amapá (86%), Espírito Santo (87,6%) e o Distrito Federal (89,2%) se destacaram ao cumprirem a meta de vacinação.

http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário