sábado, 30 de janeiro de 2016

Ibama estuda autuar Salgueiro por soltar pombos na Sapucaí em ensaio

Dos 68 animais resgatados, apenas 20 sobreviveram, segundo ONG. Escola liberou aves na avenida e muitos bichos foram pisoteados.


Do G1 Rio

O ensaio do Salgueiro no domingo (24), na Sapucaí, virou alvo de revolta entre os defensores dos animais. Antes da passagem pela avenida, a agremiação libertou vários pombos. Muitos acabaram morrendo e alguns chegaram a ser pisoteados no sambódromo. O Ibama de Brasília está analisando o caso e estuda autuar a agremiação. Por meio de nota, a escola pediu desculpas pelo ocorrido e ressaltou "que não houve intenção alguma de maltratar os animais. A agremiação ressaltou ainda que "não goi pretendida em tempo algum a participação de animais no desfile oficial".

Segundo a ONG SOS Aves e Cia, 68 aves foram recuperadas, mas 48 morreram. Para Paulo Maia, diretor da ONG, a ação da escola foi criminosa. "O telefone começou a tocar, recebi emails pelo site e mensagens pelo Facebook e fui para lá. Recuperamos 68 aves, mas só 20 sobreviveram e devemos perder mais seis, infelizmente" contou ele. "A ideia de que é correto praticar a soltura de um animal é completamente equivocada, o ato é um crime. Esse processo precisa ser planejado. Pegar dezenas de pombas e soltar em um ambiente inóspito e com tanta poluição sonora é completamente irresponsável. Os bichos ficam desorientados, não voam, para tentar se proteger, e, assim, acabaram passando por cima", disse ele.

Um vídeo publicado no YouTube mostra os pombos sendo retirados de dentro de um caminhão e soltos na avenida. Confira as imagens.



http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário