El Pais: O que está faltando e sobrando para o Brasil não afundar

Onde está a força de uma oposição capaz de devolver a esperança a sociedade?


Jornal do Brasil

Na reportagem do jornal El País, publicada dia 26 de outubro, por Juan Arias, ele conta que o Brasil agora parece um túnel sem saída. Na política, na economia e na luta envolvida em uma sociedade que parece enfrentar uma dialética guerra civil, dominada por uma palavra maldita: impeachment, que define e paralisa a vida, tanto o governo como a oposição. Enquanto isso, o Brasil perde prestígio fora e ganha decepção dentro. E o pior de tudo é que tudo isso é retrógrado, sem sucesso, e não cria alternativas para oferecer algo novo, capaz de convencer e até mesmo iludir a sociedade. Isso é algo que todos nós esperamos, porque caso contrário o Brasil continuará caindo e atingirá os mais vulneráveis sofrerão no mínimo a culpa para a origem da crise que assola todos nós.

Segundo a matéria do jornal espanhol, o que deixou o Brasil nesta situação foi o acúmulo de intrigas políticas, jogos, muitas vezes sujos, traição oculta ou aberta, levando políticos (Congresso e no governo) a viver para se defender justiça, ao invés de buscar uma alternativa credível e generoso para o país. E o que falta é justamente uma forma de sair da crise que não seja um jogo político de pura correção, com acordos ilegais e falta de respeito aos cidadãos. Geralmente, em tempos de mudança, quando uma espécie de política se estabelece no poder, não convence em seu papel de apresentar uma alternativa credível, até á oposição. É ela quem tem de convencer a sociedade sobre a longa estadia estagnada com o mesmo partido no poder.

Para El País, a pergunta é: onde está no Brasil, a força de oposição capaz de convencer a sociedade a restaurar a esperança perdida? Onde está o programa alternativo ao atual grupo no poder que tem provado ter esgotado a sua credibilidade prejudicada por escândalos de corrupção e contas públicas descontrolados que ameaçam empobrecer ainda mais o país? Esta incapacidade do governo e a paralisação da oposição é observada internacionalmente, com o aumento da tensão e apreensão. Porque o Brasil é um país no tabuleiro de xadrez global e acaba por não influenciar apenas no continente latino-americano (que é o coração econômico), mas sim o planeta. A oposição, em vez de também cair na tentação de concordar com o diabo para sair de Dilma Rousseff, deve estar ciente do papel crucial que desempenha no país atualmente. Por esta necessidade e para apresentar uma sociedade um programa político e econômico alternativo, além de palavras vazias.

http://www.jb.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio