terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paraplégico volta a andar após transplante de células, assista ao vídeo


Um paraplégico voltou a andar após um transplante de células nervosas nunca antes realizado. O búlgaro Darek Fidyka, de 40 anos, se recuperou totalmente do rompimento completo dos nervos da coluna vertebral, colocando a cirurgia realizada na Polônia como um marco na história. Um ano após receber células da cavidade nasal para sua medula espinhal, Fidyka caminhou com o auxílio de um andador e recuperou parte das funções da bexiga e intestino.

"Quando começa a retornar (os movimentos), você sente que sua vida começou de novo, como se fosse um renascer", disse Fidyka à BBC britânica. "É um sentimento incrível, difícil de descrever", completou.

Após três meses de exercícios, Fidyka começou a desenvolver músculos na coxa esquerda e seis meses após isso deus os primeiros passos. Segundo exames, o rompimento em sua medula espinhal se fechou após o tratamento. O professor do Instituto de Neurologia do University College de Londres (UCL), Geoffrey Raisman, declarou em entrevista à emissora que este é um avanço mais "impressionante do que um homem caminhando na Lua."

Fidyka ficou paralisado da cintura para baixo em 2010 e não mostrava nenhum sinal de recuperação, mesmo com fisioterapia intensiva, desde então. Ele ficou paraplégico após ser esfaqueado diversas vezes. O transplante de células foi feito por uma equipe médica da Polônia, coordenada pelo neurocirugião Pawel Tabakow da Universidade de Wroclaw. O neurocirurgião utilizou células nervosas do nariz de Fidyka para desenvolver tecidos seccionados. 

O motivo da escolha destas células se explica pelas suas características: "as células nervosas da cavidade nasal são a única parte do sistema nervoso que se renova durante toda a vida". Os cientistas conseguiram reproduzir o mesmo no rompimento da coluna vertebral do búlgaro, com sucesso.


http://www.fatimanews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário