Primeira parte da Perimetral é demolida

Ao lado dos filhos, o prefeito Eduardo Paes apertou, junto ao vice-governador Pezão e outras autoridades, o botão que derrubou em apenas três segundos parte do elevado.


PALOMA SAVEDRA

Rio - Às 7h da manhã deste domingo, foi implodido o primeiro trecho do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária. Acompanhado de seus filhos, o prefeito do Rio Eduardo Paes, que chegou ao local às 6h20, apertou o botão que colocou abaixo parte da estrutura do elevado, ao lado de outras autoridades, como o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o vice-prefeito Adilson Pires e o secretário municipal de Transportes Carlos Roberto Osório. Foram necessários apenas três segundos para colocar no chão parte da estrutura, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro, composta por 29 vãos e 232 vigas que, somados, pesam 5.104 toneladas. A previsão era que a implosão levasse cinco segundos.

Eduardo Paes comemorou a demolição e disse que tudo saiu dentro do esperado. "Este é um momento importante para a cidade do Rio e tudo aconteceu como esperávamos. É um marco para a cidade, que passou muito tempo sem olhar para frente. Hoje, o Rio reencontra o Centro e o Porto. Por muitos anos, a Perimetral foi síbolo do abandono dessa região", disse o prefeito.

O prefeito pediu apoio dos cidadãos quanto às obras na região. "Peço a colaboração da população, não só dos cariocas, como também de toda a Região Metropolitana, porque novas explosões e obstruções virão. Se Deus quiser, vamos devolver em 2017 essa região para a cidade", falou Paes. 

Ele não quis adiantar o calendário de implosões, mas disse que alguns trechos poderão ter apenas desmanches. Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o trânsito da cidade não foi afetado neste domingo, "uma vez que as interdições já haviam começado". Em relação a todo o material implodido, ele afirmou que "a retirada será feita durante a madrugada e que deverá demorar uns três meses". Ainda de acordo com o secretário, "a demolição completa do elevado deverá ir até meados de 2015". "Hoje um terço foi demolido. É o trecho central da Perimetral, pois está no centro geográfico", disse.


De acordo com a Defesa Civil municipal, duas janelas da Vara da Infância e da Juventude foram danificadas com o impacto da explosão. Para a operação, foram utilizados 1.200 kg de explosivos, além de 2.512 conjuntos de pneus com areia e 2.240 estacas em tambores, para amortecer o impacto da queda da estrutura e do concreto. Postes, fiações e placas já haviam sido retirados. Às 6h30, foi acionada a primeira sirene, para alertar a população sobre as interdições. Moradores da região, chamada de área de influência, por estar próxima ao local da explosão, sairam de casa às 5h, acompanhados por homens da Defesa Civil e da concessionária Porto Novo, responsável pelas obras no local.

Ao todo, 132 pessoas tiveram que deixar suas casas na região nesta manhã. Os moradores do Bloco 5 do condomónio Moradas da Saúde, localizado na Rua Conselheiro Zacarias, 80, que fica exatamente de frente para a Perimetral, deixaram seus apartamentos e aguardaram no próprio pátio do prédio. Após o término da implosão, equipes da Prefeitura e Porto Novo fazem uma varredura na região para averiguar se tudo saiu dentro do previsto e verificar alguma possível irregularidade.

Construído em 1950 e inaugurado em 1960, o Elevado da Perimetral tem 53 anos. A demolição desses primeiros 1.050 metros dos 4.790 metros do elevado permitirá o avanço das obras da Via Expressa que ligará o Aterro do Flamengo à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói, em substituição ao Elevado da Perimetral, no novo sistema de mobilidade urbana da Região Portuária.


Edição: Tiago Frederico
http://odia.ig.com.br/

Vídeo interativo >> Dê um último passeio pela Perimetral antes da explosão
http://especiais.odia.ig.com.br/noticias/perimetral/index.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio