Suspeito é preso e comparsa é baleado em perseguição na Zona Norte

Ronald de Souza, de 24 anos, foi preso após se esconder em uma casa próxima | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
POR MARCELLO VICTOR

Rio -  Um homem foi preso e outro baleado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Mangueira durante uma perseguição de três quilômetros, na noite desta segunda-feira, na Zona Norte do Rio. Segundo a polícia, a dupla tem antecedentes criminais por roubo. Outros dois comparsas fugiram. Um deles já foi identificado. O grupo é do complexo de favelas do Lins de Vasconcelos e do Morro do Andaraí. Uma viatura da UPP foi atingida por dois disparos no para-brisas. Um trailer de lanches na saída da estação do metro de Triagem, na Linha 2, ficou parcialmente destruído após ser atingido pelo veículo dos criminosos. A perseguição começou na Avenida Radial Oeste. O motorista de um Peugeot suspeitou dos ocupantes da Fial Hilux prata, placa HLT-8581, de Juiz de Fora (MG), e o alertou policiais do 4º BPM (São Cristóvão) . Ao perceber a aproximação da PM, o motorista pegou o contorno em direção ao viaduto de São Cristóvão e acelerou, iniciando a perseguição.

Na Rua Visconde de Niterói, na altura da localidade Buraco Quente, principal acesso ao Morro da Mangueira, policiais da UPP da comunidade se juntaram à perseguição. Segundo os PMs, durante o trajeto os marginais efetuaram disparos contra a viatura, mas não houve revide. Na Rua Francisco Manoel, via sem saída para veículos, em Benfica, após o Hospital Central do Exército, o carro dos bandidos bateu no trailer Xodó de Triagem e em uma Fiorino que estava estacionada. Um morador também foi levemente atingido, mas nada sofreu, segundo testemunhas. Na tentativa de fuga do quarteto houve intensa troca de tiros. Rafael Machado dos Santos, de 19 anos, que dirigia a caminhonete foi baleado na perna. Ele está preso sob custódia no Hospital Souza Aguiar, no Centro. Uma pistola 9mm foi apreendida no veículo. Ronald de Souza, de 24 anos, foi preso após se esconder em uma casa próxima. Outros dois comparsas fugiram armados pela passarela do metro, segundo uma testemunha. O para-brisas do lado do motorista da viatura foi atingido por dois disparos. O policial não se feriu.

Carro guiado pelos bandidos bateu em trailer | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Clientes do trailer levam susto
Rafael e Ronald foram autuados na 21ª DP (Bonsucesso), central de flagrantes da região, por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma. Eles já tinham passagens por roubo. A Polícia Civil mantêm em sigilo o nome de um dos fugitivos para não atrapalhar as investigações. Até o início da manhã, ainda não havia informações se a caminhonete é roubada, devido a problemas no sistema de consulta. Segundo o diretor e dublador Júlio Barreto, de 60 anos, cerca de 10 pessoas entre clientes e funcionários estavam no trailer no momento do tiroteio. Ele estava sentado na mesa próxima a barraca e protegeu a amiga e a filha dela de seis anos.

"Foi um susto violento. O trailer só não tombou em cima de nós porque o ferro da cobertura segurou. Nos jogamos no chão para não sermos atingidos pelos tiros", contou. Por sorte, ainda segundo Júlio, no momento do confronto não havia passageiros saindo da estação do metro de Triagem.

Dono do trailer há quatro anos, Severino Viana da Silva, de 39 anos, calcula que o prejuízo em mercadoria e da estrutura da barraca seja de cerca de R$ 10 mil. Segundo ele, só não ocorreu nada pior por ser noite de segunda-feira. De acordo com o comerciante, nas noites de sexta-feira acontece uma roda de samba no local com grande frequência de público.

http://odia.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio