Sandy deixa pelo menos 15 mortos e 6,5 milhões sem energia nos EUA


(CNN) -  Pelo menos 15 pessoas morreram devido ao furacão Sandy no nordeste dos Estados Unidos e Canadá, e cerca de 6,5 milhões ficaram sem energia em 13 estados e em Washington DC, como foi confirmado pelas autoridades. Das mortes, ocorridas em Nova York, duas em Maryland, uma em Connecticut, uma em West Virginia, três em Nova Jersey, uma na Carolina do Norte, dois na Pensilvânia, e mais uma em Toronto. Pelo menos sete estão relacionados com a queda de árvores, de acordo com as autoridades.

O número total de mortes causadas pela passagem de Sandy desde a semana passada subiu para 83. Além disso, mais de 50 casas foram queimadas em um incêndio em Queens, Nova York, disseram os bombeiros no Twitter na terça-feira. Cerca de 200 bombeiros estão no local combatendo o fogo. Bombeiros informaram ferimentos leves para duas pessoas.

O fenômeno climático continua com ventos do Sandy após a tarde de segunda-feira na costa sul de Nova Jersey, disse o Serviço Meteorológico EUA. O sistema é centrado cerca de 10 km ao sudoeste de Filadélfia. Moradores de três cidades de Nova Jersey foram evacuadas de suas casas após inundações nas ruas, que cobrem 75% do estado.


Além disso, a companhia de energia Con Edison relataram segunda-feira de que, pelo menos, em Nova Iorque, mais de 670.000 pessoas permenecem sem energia. Ivan Cabrera, meteorologista da CNN, disse que o corredor nordeste dos Estados Unidos vai ter o peso da supertempestade Sandy, como fortes ventos sopram do norte da Geórgia para o Canadá e oeste do Lago Michigan. As fortes chuvas mergulham Nova Inglaterra e partes do Centro-Oeste.

Além disso, o Serviço Meteorológico dos EUA informou que, depois de fortes chuvas, é esperado tempestade de neve gerada por Sandy que vai trazer 60-90 centímetros de neve nas montanhas de West Virginia, 30 a 60 centímetros são esperados em sudoeste da Virgínia. Outros 30 a 45 centímetros de neve caem nas montanhas perto da fronteira com o Tennessee e Carolina do Norte.

"É o evento mais catastrófico que temos enfrentado", disse o governador, o presidente dos EUA, Barack Obama, alertou na segunda-feira para os 60 milhões de pessoas estimadas para serem afetadas por Sandy na costa leste do país, onde está suspensa a energia elétrica e serviços de transporte. "Todo mundo está consciente de que esta vai ser uma tempestade grande e poderosa", que vai ter muita de água, que por sua vez irá causar falhas múltiplas, disse em uma coletiva de imprensa. Uma vez que seu poder não deve durar vários dias até que o problema seja resolvido, pois as equipes terão de esperar a tempestade para chegar onde os reparos serão necessários, disse ele. Obama retornou à Casa Branca para supervisionar os preparativos para a supertempestade que poderá trazer uma "catástrofe" e penalizar cerca de 60 milhões de pessoas.

Foto: Presidente Obama recebe uma atualização sobre a resposta ao furacão : pic.twitter.com / JEYyEwSJ

Em um discurso televisionado, Obama informou aos residentes nas zonas de impacto de Sandy para obedecer avisos de evacuações obrigatórias. Sobre as eleições presidenciais de 06 de novembro, Obama disse que não é sua prioridade no momento, agora só as famílias envolvidas. A grande preocupação de Nova York é a maré e ondas resultantes da tempestade. A água já atingiu um nível semelhante ao do furacão  Irene , disse o governador Andrew Cuomo.

Os trabalhos de resgate continuam em Delaware, onde os moradores de algumas áreas ignoraram a ordem de evacuação que foi feito para eles no fim de semana. Sandy já provou a sua capacidade destrutiva, provocando pelo menos 67 mortes no Haiti-51 deles, durante  a sua passagem pelo Caribe  na semana passada. Por dias o governo e as autoridades de gestão de emergência tinham incitado os moradores a se preparar, tomar precauções e atenção aos avisos.

Disse no domingo o governador de Connecticut, Dan Malloy. "Eu não posso dizer mais claro que a maior ameaça à vida humana e ao nosso Estado que tinhamos experimentado na vida."

O prefeito de Newark, New Jersey, Cory Booker, disse à CNN que as advertências das autoridades não estão penetrando o suficiente entre a população.

"Minha maior preocupação é que as pessoas não estão levando a sério e não tomam as devidas precauções. Ainda temos algum tempo para preparar as pessoas .... Nós antecipamos que depois de muitos dias não teriamos poder ", disse Brooker.

Espera-se que 60 milhões de pessoas da Virginia a Massachusetts, sentiram os efeitos da Sandy, cujos ventos estão espalhados por mais de 280 quilômetros de seu centro.

Preparado para o pior
Para a manhã de segunda-feira, Nova York suspendeu ônibus e trem. Houve também, fechamento das escolas e ordenação da a evacuação de 400.000 pessoas de suas casas em Manhattan e em outros lugares. Estima-se que apenas o custo de danos provocados pelo vento que está previsto entre 2.500 milhões e 3.000 milhões de dólares, de acordo com a Federal Emergency Management. O governo federal declarou estado de emergência em vários locais para ajudar os estados a lidar com Sandy e recuperação após a sua passagem.

Classes e transações canceladas
Autoridades cancelaram aulas de segunda-feira para dois milhões de estudantes de escolas públicas em bairros como Nova York, Filadélfia, Boston e Baltimore. Várias universidades e escritórios do governo federal em Washington e estados como Nova Jersey também foram fechadas preventivamente. As bolsas de valores dos Estados Unidos foram suspenso na segunda-feira e, possivelmente, terça-feira, de acordo com a transmição de anúncios logo depois do estado de emergência que foi declarado em Nova York, no domingo. A última vez que a Bolsa de Valores de Nova York fechou para um evento de tempo foi em 1985, durante o furacão Gloria. Em 1969, uma tempestade de neve também pôr fim às operações.

Pesadelos de viagem
Milhares de voos e corridas de trem foram cancelados, tornando a viagem para a Costa Leste, interrompidas. Espera-se também que centenas de estradas e rodovias sejam afetados por inundações. A companhia aérea mexicana Aeromexico no domingo cancelou 12 voos de e para Nova York e Washington, DC, por causa de Sandy. Nove deles foram agendadas para segunda-feira. A empresa não descarta cancelamentos adicionais.

"Esta não é uma tempestade típica. Poderia muito bem ser histórica em escopo, natureza e magnitude dos cortes de energia, inundações dispersas e danos ainda mais potenciais de vento ", disse o governador da Pensilvânia Tom Corbett, referindo-se ao seu estado e vários outros no Mid-Atlantic e Nordeste EUA. "Basicamente, este é um furacão envolto em um vento norte", acrescentou.

http://cnnespanol.cnn.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio