Multas de trânsito poderão ser divididas em 12 vezes

Segunndo o projeto, o não pagamento de uma parcela anula a negociação | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

POR Flavio Araújo

Rio -  Multas de trânsito poderão ser parceladas em até 12 vezes, segundo projeto de lei aprovado por unanimidade dos 36 deputados estaduais que estavam em plenário, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Para entrar em vigor, a medida depende da sanção do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias para assinar. Se for sancionado, o parcelamento valerá para multas aplicadas até 31 de março deste ano. Caso o proprietário não pague uma das prestações, o acordo será anulado. Assim, sobre o valor da multa devida incidirão juros e não haverá novo parcelamento do débito.

Segundo o autor da proposta, deputado Dionísio Lins (PP), a promessa é que Cabral assine. “Fizemos acordo com a Casa Civil antes. Tenho a palavra do secretário (da Casa Civil) Regis Fichtner de que o governo enviará o texto imediatamente para o Detran (que cobra multas municipais) após a sanção do governador”, adiantou Lins, que é vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj.

Procurado, Fichtner afirmou que só comentará a nova lei após receber e analisar o texto. Muitos motoristas estão devendo multas e, com isso, impedidos de fazer vistoria.

“Taxistas, por exemplo, com R$ 5mil, R$ 6mil de multas, estão trabalhando à noite para fugir de blitz e impedidos de regularizar a situação. Muitos estão pegando dinheiro até com agiotas para pagar as multas”, argumentou o parlamentar.

Segundo o deputado, não há risco de a lei ser considera inconstitucional — trânsito é assunto a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, exigindo legislação federal.

“O Conselho dá autonomia para estados parcelarem multas. Não se pode fazer é isenção, pois isso afetaria a arrecadação estadual”, afirmou.

http://odia.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio