Cubango protesta e faz 'enterro simbólico' em frente à sede da Lesga

Presidente da Cubango (de óculos) levou caixão para o 'enterro da Lesga' | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Presidente da escola de Niterói pede que prefeito não oficialize resultado do Carnaval 2012: 'Não podemos oficializar o ladrão'
POR Livia Aragão

Rio - O presidente da escola de samba Acadêmicos do Cubango, Olivier Luciano Vieira, conhecido como Pelé, liderou um protesto na manhã desta segunda-feira em frente à sede da Liga das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso A e B (Lesga), na Rua Beneditinos, no Centro. Integrantes da escola, com direito a bateria, realizaram um "enterro simbólico", com caixão e coroa de flores, durante cortejo pelas ruas da cidade. Pelé pede que o prefeito Eduardo Paes: "- Não oficialize o resultado do Grupo de Acesso A no Carnaval 2012". "Pedimos que ele (Paes) aguarde uma manifestacao da Justiça. Não podemos oficializar o ladrão, para que ele não saia impune. Temos que anular esse Carnaval porque ele nao existe", disse o mandatário da escola de Niterói, em uma crítica direta ao presidente da entidade, Reginaldo Gomes, que também preside a Inocentes de Belford Roxo (campeã do Grupo de Acesso).

A polêmica no Grupo de Acesso começou na última quarta-feira, quando a Lesga decidiu não rebaixar ninguém. No dia seguinte, a Riotur decidiu excluí-la da organização do Carnaval de 2013. A associação descumpriu cláusulas de contrato com o órgão municipal ao decidir, principalmente, não rebaixar para o Acesso B Paraíso do Tuiuti e Rocinha, que ficaram nas últimas posições do Acesso A.

'Enterro' teve até coroa de flores na porta da Lesga | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Esses não são os únicos problemas da Lesga. O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil apuram irregularidades em outros campeonatos, como o do ano passado. Para o desfile de 2013, a Riotur estuda assumir parte da organização, como a escolha de jurados, que recebe duras críticas das escolas. Outra hipótese é que representantes das agremiações criem nova associação. A fórmula que pretende garantir a lisura na disputa será discutida semana que vem. “Não podemos deixar as escolas serem prejudicadas por causa da má gestão da Lesga”, afirmou o secretário de Turismo, Antônio Pedro. Segundo ele, apesar da polêmica, o resultado, que aclamou campeã a Inocentes de Belford Roxo, não será alterado.

http://odia.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio