Temporais causam estragos no Interior do Rio Grande do Sul

Em Passo Fundo, no norte do Estado, o clima também mudou bruscamente no início da tarde - Leandro Becker

Queda de granizo e rajadas de vento, que chegaram a 100 km/h, atingiram o Estado

O temporal do início da tarde desta quarta-feira causou estragos no interior do Rio Grande do Sul. Foram registradas rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. O vendaval mais intenso foi em Lagoa Vermelha, no norte do Estado. As rajadas destelharam casas e derrubaram árvores por volta das 13h. Segundo os bombeiros, cerca de 50 residências foram parcialmente destelhadas, mas não há desalojados. Com apoio da prefeitura e da Defesa Civil, lonas estão sendo distribuídas às famílias. Os bombeiros também registraram a queda de quatro árvores na cidade e duas no interior do município. O vendaval durou cerca de 15 minutos e, além dos estragos, provocou falta de energia elétrica na cidade. Por volta do meio dia, a chuva também atingiu o Vale do Rio Pardo e a queda de granizo prejudicou lavouras de 124 produtores de tabaco da região. De acordo com Iraldo Backes, gerente técnico da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra) foram 84 chamadas da região de Arroio do Tigre, 28 em Passo do Sobrado e Santa Cruz do Sul e 12 em Venâncio Aires.

— Vamos contabilizar todo o prejuízo até amanhã, mas pelo relato dos produtores não houveram grandes estragos — diz Iraldo.

Em Nova Petrópolis, na região das Hortênsias, foram poucas e pequenas pedras, que não causaram estragos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A chuva começou no início da tarde desta quarta-feira e durou cerca de cinco minutos. Em Cruz Alta, no noroeste do Estado, rajadas de vento de 87 km/h foram registradas pela Central de Meteorologia da RBS, por volta das 13h. O pó levantou nas ruas e galhos de algumas árvores espalhadas pela cidade acabaram quebrando. Até as 13h30min, a cidade não havia registrado chuva. Em Passo Fundo, no norte do Estado, o clima também mudou bruscamente no início da tarde. Após uma manhã de sol e temperatura de quase 30 graus, nuvens pretas tomaram conta da cidade. Em poucos minutos, começaram fortes rajadas de vento e uma chuva fraca.

A empresa de energia elétrica AES Sul informou que há pontos sem luz no interior. Os locais, porém, ainda não foram divulgados.
ZERO HORA
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio