Após ataque a UPP, policiamento é reforçado no Morro da Fallet

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Rio - Policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçaram o policiamento no Morro da Fallet, em Santa Teresa, região central do Rio, na madrugada desta sexta-feira. Não foram registrados novos incidentes após disparos feitos por bandidos da comunidade ao trailler da UPP em represália a prisão de dois homens na noite de quinta-feira. A informação é do Comando de Polícia Pacificadora. Por volta de 22h, policiais da UPP Fallet/Fogueteiro prenderam Fábio Fernandes, de 29 anos, e Rafael da Cunha Eliezér, 18. Os dois estavam em uma motocicleta no alto do morro, próximo a uma escadaria, com 184 papelotes de cocaína, 111 trouxinhas de maconha e 142 pedras de crack, alé de sete comprimidos de ecstasy.

De acordo com o Comando de Policiamento Pacificador, após os policiais descerem com os presos, um tiroteio começou na comunidade. Segundo o comandante geral das UPPs, coronel Rogério Seabra, os disparos na localidade "provavelmente foram em represália à ação de apreenderem uma carga tão grande". Ninguém foi atingido e nenhum disparo atingiu aparentemente o trailler da UPP.

Cerca de 150 policiais do 4º BPM (São Cristóvão), 5º BPM (Harmonia), Bope e do Batalhão de Choque se dirigiram para o local para fazer uma varredura na favela. Agentes relataram que os muros de várias residências foram pichados com a inscrição CV, em referência a facção criminosa Comando Vermelho. Durante a madrugada, cerca de 60 homens do BPChoque e do Bope reforçaram a segurança na comunidade para evitar novos incidentes.

A UPP do chamado Complexo de Santa Teresa foi inaugurada em fevereiro deste ano para atender as comunidades dos morros da Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres.

Em um confronto no Morro da Fallet, em setembro, um PM da UPP ficou tetraplégico após ser baleado no pescoço em um confronto com bandidos. Na época, o então comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, admitiu que a corporação investigava denúnicas de um esquema de corrupção envolvendo militares lotados na UPP do complexo.
Reportagem Flávio Araújo e Marcello Victor
http://odia.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio

5 pontos polêmicos do PL das Fake News.