domingo, 21 de agosto de 2011

Rebeldes líbios anunciam prisão de filhos de Kadafi e rendição da guarda presidencial


Número de mortos já passa de 1.300; hospitais não tem mais espaço para feridos

Jornal do Brasil
Com Agências Internacionais

Os três filhos do ditador Muammar Kadafi estão em posse dos rebeldes líbios e a guarda presidencial se rendeu. As informações foram divulgadas pelo Conselho Nacional de Transição, na noite deste domingo.

Dois filhos do ditador, Saif al-Islam e Al-Saadi, foram capturados pelas forças rebeldes do Conselho Nacional de Transição. Um terceiro filho do ditador, Muhammad al-Gaddafi, teria se rendido momentos depois. Não há informações sobre a rendição de Muammar Kadafi.

Segundo a rede Al-Jazeera, os confrontos em Trípoli teriam cessado, por volta de 1h da manhã de segunda-feira (horário local). O hotel Rixos onde estavam concentrados os jornalistas estrangeiros foi evacuado por motivos de segurança.

O número de mortos já ultrapassa 1.300 e nos hospitais não há mais espaço para receber os feridos dos combates entre rebeldes e integrantes das tropas leais a Kadafi. Para a Otan, este é o ataque derradeiro contra Muammar Kadafi.

Sobre o sequestro de um dos filhos do ditador, o porta-voz do Conselho Nacional de Transição da Líbia, Mustapha Abdelkhalil, disse que Seif al-Islam será levado para prestar esclarecimentos à Justiça.

"Ele está em um local seguro com guarda reforçada, aguardando para ser levado à justiça", disse Abdelkhalil em uma entrevista concedida em Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia, à rede de televisão do Qatar Al-Jazeera.

Para a Otan, o regime de Muammar Kadafi "desmorona", enquanto os rebeldes travavam uma forte batalha iniciada para conquistar Trípoli, o último passo para a vitória.

"O que estamos prestes a ver esta noite é o desmoronamento do regime", disse à AFP a porta-voz da Otan, Oana Lungescu. "Quanto mais cedo antes Kadafi se der conta de que não tem possibilidade alguma de vencer, melhor para todos", acrescentou.

www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário