Sonda da Nasa que viajará até Júpiter é içada a foguete em Cabo Canaveral

Composição artística mostra a sonda espacial em órbita de Júpiter (Foto: NASA/JPL)

Chamada 'Juno', a sonda vai investigar maior planeta do Sistema Solar. A previsão de lançamento é para o dia 5 de agosto.

Do G1, em São Paulo

A sonda Juno, que será enviada pela Nasa a Júpiter no próximo dia 5 de agosto, foi içada ao foguete não-tripulado Atlas 5 nesta quarta-feira (27), em Cabo Canaveral, na Flórida, como preparação para o lançamento da missão sem precendentes.

O objetivo da missão será investigar a origem, estrutura e atmosfera do maior planeta do Sistema Solar, além de fazer belas imagens do gigante gasoso. Os cientistas esperam ter, pela primeira vez, fotografias detalhadas dos polos de Júpiter. Entretanto, vão ter que esperar, porque a previsão de chegada da sonda até o local esperado é de cinco anos.

Acredita-se que Júpiter foi o primeiro planeta a se formar após o nascimento do Sol, embora ninguém saiba até hoje o que realmente aconteceu. Uma peça-chave para obter detalhes a respeito é saber a quantidade de água presente no planeta, que circunda o sol a uma distância cinco vezes maior do que a Terra.

Segundo Scott Bolton, do Instituto de Pesquisas do Sudoeste, em San Antonio, Texas, afirmou que é importante lançar a sonda para obter conhecimentos. “É muito interessante para nós, se queremos voltar no tempo e entender de onde viemos e como os planetas foram feitos”, afirmou.

O lançamento da nave pode ocorrer entre 12h34 (horário de Brasília) até 13h33 da sexta-feira da semana que vem. Se as condições climáticas não permitirem, a janela de oportunidade para a decolagem fica aberta até dia 26 de agosto. A missão custará US$ 1,1 bilhão.

g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal silencioso: Veja 10 mandamentos para enfrentar a hipertensão

29 de janeiro de 1975: O assassinato do Bandido Lúcio Flávio