segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Linha 4 do metrô estará aberta para todos a partir desta segunda-feira

BRT estreia duas novas linhas expressas na Barra. 
Veja como fica o legado da mobilidade após os Jogos.


Antes exclusiva do público dos Jogos Olímpicos e 
Paralímpicos, a Linha 4 agora funcionará das 06:00hs., às 21:00hs.
GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Os cariocas podem, enfim, desfrutar do prometido legado olímpico para a mobilidade a partir de hoje. A Linha 4 do metrô, entre Ipanema e Barra da Tijuca, será definitivamente entregue à população, sem restrições, das 06:00hs., às 21:00hs., de segunda a sexta-feira. O BRT Transoeste Lote Zero, que faz integração com a nova linha de metrô na Barra, também estreia dois novos serviços expressos: Jardim Oceânico - Terminal Alvorada e Jardim Oceânico - Recreio Shopping. Nas cinco estações da Linha 4 (Jardim Oceânico, São Conrado, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e General Osório) os trens circularão de forma independente da Linha 1 e será preciso fazer a transferência na General Osório. Segundo o MetrôRio, quando estiver em operação plena, a Linha 4 vai transportar 300.000 pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2.000 veículos por hora de pico em cada sentido no eixo Ipanema - Barra. A Estação Gávea, que sofreu mudança no projeto, deve ficar pronta só em 2018. Também hoje dois novos serviços expressos serão iniciados no Transoeste Lote Zero: Jardim Oceânico - Alvorada e Jardim Oceânico - Recreio Shopping, além do serviço parador Alvorada - Terminal Olímpico. Passageiros da Transolímpica ainda poderão utilizar a estação Parque Olímpico. O Terminal de Sulacap está funcionando desde sábado, com a ligação Sulacap-Alvorada (expressa). Serviços especiais criados para a Paralimpíada entre o Jardim Oceânico e o Terminal Olímpico (direto e parador) e de Vicente de Carvalho ao Recreio deixaram de funcionar hoje.

Na SuperVia, a operação também volta ao normal. O ramal Deodoro permanecerá com 6 minutos nos horários de pico e terá intervalo reduzido para 8 minutos nos demais horários. O ramal Japeri será 100% refrigerado. Já o VLT do Centro será mantido de 06:00hs., à meia-noite. Além do trajeto Rodoviária - Santos Dumont, permanece o serviço auxiliar entre Parada dos Navios e o aeroporto, entre 11:00hs., e 19:00hs.

Rio fica livre das faixas paralímpicas
As faixas paralímpicas já estão desativadas e os BRS do Centro e da Zona Sul voltaram a funcionar no horário normal: das 06:00hs., às 21:00hs., nos dias úteis, e das 06:00hs., às 14:00hs., aos sábados. O entorno do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas não tem mais bloqueios. Os acessos da Linha Amarela, que vinham sendo fechados das 0:006hs., às 21:00hs., diariamente, também foram reabertos ontem à noite. A faixa reversível da Linha Amarela, no período da manhã, no sentido Fundão, voltou a ser operada hoje.

A Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) na Reserva, na Barra da Tijuca, volta a funcionar de segunda a quinta, das 04:00hs., às 05:30hs. A APCC Aterro será reaberta amanhã, de terça a quinta, das 04:00hs., às 05:30hs. O estacionamento do Parque dos Patins será reaberto dia 30.

http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário