segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rio-2016 erra bandeira da China e gera mal-estar diplomático


Bandeira da China: na cerimônia de abertura, as estrelas menores 
da bandeira estavam paralelas. Veja a ordem correta na próxima foto abaixo.

Da AFP

Quatro das cinco estrelas da bandeira chinesa usada nas cerimônias de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos não estão alinhadas corretamente, indicou nesta segunda-feira o consulado geral da China no Rio de Janeiro, provocando um pequeno incidente diplomático. Nas redes sociais chinesas, alguns internautas denunciaram um complô contra o país, que terminou em segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, classificando os organizadores de "os piores" da história.


Rio-2016: atletas com a bandeira correta, em que 
as estrelas menores apontam para a estrela maior

A bandeira chinesa é composta de um fundo vermelho com uma grande estrela amarela que representa o Partido Comunista e a sua direita outras quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior. Mas as quatro estrelas menores das bandeiras chinesas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, incluindo a carregada pela esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na última sexta-feira, estavam paralelas. O Consulado Geral da China no Rio indicou nesta segunda-feira nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador.


Os organizadores pediram desculpas, acrescentou o consulado, e entraram em contato com o fabricante para corrigir o erro. A China conquistou três medalhas de ouro nos dois primeiros dias de competição dos Jogos Rio-2016.

http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário