sexta-feira, 22 de julho de 2016

Álcool está diretamente relacionado a sete tipos de câncer, diz estudo

Revisão levou em conta pesquisas publicadas nos últimos 10 anos. Álcool provocou cerca de 500.000 mortes por câncer em 2012.


Do G1, em São Paulo

O consumo de álcool está diretamente relacionado à ocorrência de sete tipos de câncer, segundo uma revisão de estudos publicada na quinta-feira (21) pela revista científica "Addiction". Feita por uma pesquisadora da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, a revisão avaliou dados de pesquisas sobre álcool e câncer publicadas nos últimos 10 anos. Os cânceres que podem ser diretamente provocados pelo consumo de álcool, segundo o estudo, são o de orofaringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama feminina.

Já havia um entendimento de que o álcool era um fator de risco para a ocorrência de câncer. Este estudo, porém, comprova uma relação mais direta entre as duas coisas. A revisão concluiu que o álcool causou cerca de 500.000 mortes por câncer em 2012, 5,8% do total de mortes por câncer no mundo. Enquanto o problema maior está relacionado ao consumo excessivo de bebidas, mesmo o consumo baixo e moderado pode representar um risco.

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário