sexta-feira, 17 de junho de 2016

Café produzido em Duas Barras - RJ, está sendo pesquisado por Universidade Federal.

POR RICK MELLO

Avaliação visa verificar se o nível de qualidade do café de Duas Barras atende aos requisitos do mercado de cafés especiais.


Esta semana, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), de Minas Gerais, iniciaram o processo de pesquisa do café produzido em Duas Barras - RJ. Liderado pelo professor Flávio Borém, do Departamento de Engenharia da Ufla, as pesquisas têm alto impacto no mercado de cafés especiais, sendo referência em fóruns e eventos nacionais e internacionais sobre o produto.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sebrae/RJ e a Prociência Desenvolvimento de Projetos, como parte do programa 'Sebrae Café Especiais', com o objetivo de verificar se o nível de qualidade do café da região atende aos requisitos do mercado de cafés especiais. A pesquisa, pretende acompanhar o caminho do produto desde a colheita, onde serão comparadas com amostras colhidas na safra de 2015. Pelos técnicos da equipe serão analisados requisitos como teor de água, defeitos, formato e tamanho do grão. Posteriormente, fragrância; acidez; corpo; sabor; finalização; doçura; uniformidade; xícara limpa; equilíbrio e nota final, serão atributos avaliados pela equipe de degustação formada por Juízes certificados e protocolados pela Associação Americana de Cafés Especiais.

Para os especialistas, essa avaliação é importante para atestar cientificamente a qualidade do café, que dependendo dos resultados, poderá ter valor agregado contribuindo para que os agricultores sejam incorporados com mais facilidade no mercado de cafés especiais. Também farão parte do estudo os cafés produzidos em Bom Jardim e Trajano de Moraes, da Região Serrana do Rio. O resultado deve ser divulgado nas próximas semanas.

Por Rick Mello,
Repórter DuasBarras.com.
http://www.duasbarras.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário