Cidade sedia sétima etapa do Mapa Estratégico do Comércio.
Travessia de 30 quilômetros na Serra dos Órgãos, entre
Petrópolis e Teresópolis, é uma das atrações turísticas.
HERCULANO BARRETO FILHO
Rio - Teresópolis está a 871 metros do nível do mar. É a mais alta do estado, com altitude que chega a 2.263 no pico da Pedra do Sino, um dos principais pontos turísticos da cidade serrana. Uma condição geográfica propícia a baixas temperaturas, fortalecendo o turismo local nos dias de inverno. A rede hoteleira, capaz de receber até sete mil visitantes, ajuda a criar um ambiente favorável a eventos de grande porte. E é justamente esse potencial que deve ser explorado durante a sétima etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio, do Sistema Fecomércio RJ, que sobe a Serra pela primeira vez a partir de amanhã, num evento que reunirá comerciantes e representantes do poder público até sexta-feira, no Hotel Alpina. “Temos gastronomia de nível, confecções próprias e um inverno que facilita escaladas. São atrativos para pessoas de diversos lugares do Brasil e até do exterior. Vamos discutir as melhores formas para trazer ainda mais desenvolvimento para cá”, argumenta o empresário Rodiney Turl, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto, entidade que representa 3 mil empresas.
Um dos principais assuntos levados para o Mapa será o Festival de Inverno, previsto para agosto, que já ocorre há mais de uma década. É o maior evento cultural do município, que atrai mais de 10 mil visitantes para uma programação que já levou nomes consagrados da MPB, como Lulu Santos, Erasmo Carlos e Capital Inicial. A previsão do sindicato é que os turistas ocupem mais de 85% das vagas disponíveis pela rede hoteleira para um circuito que inclui espetáculos de teatro e shows.
Mas o comércio também tira proveito da situação. Um levantamento feito pelo Sindicato estima o aumento de 15% nas vendas e acréscimo de R$ 2.000.000,00 no comércio local. Outro efeito colateral do evento é a contratação extra de mais de mil profissionais para reforçar o atendimento só nos restaurantes. “A roda do comércio gira. É um dinheiro extra que entra na cidade, aumentando os lucros”, analisa Igor de Oliveira, vice-presidente do Sincomércio. Mas há outra iniciativa que será discutida durante o Mapa do Comércio. A criação de uma feira de negócios voltada para as áreas comercial e de moda, em novembro, pode ser a primeira ação prática definida durante o evento. “A ideia é movimentar o setor na região. Sempre lutamos por espaço para divulgar a indústria da moda. Vamos preparar um espaço para desfile, para que a gente possa apresentar o que temos de melhor”, antecipa Rodiney Turl, presidente do Sincomércio.
O Mapa já motivou iniciativas em outros quatro municípios. Em Angra dos Reis, foi criado um calendário de eventos. Em Três Rios, surgiu o Centro-Sul Negócios. Barra do Piraí terá a segunda edição do festival gastronômico de tilápia. E durantea etapa do Mapa em Valença na semana passada foi acertada a nova edição do festival Vale do Café.
Evento da capital do mundo
Com mais de cem picos, Teresópolis é a capital do montanhismo no Brasil e cidade natal de Mozart Catão, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, em 1995. Três anos depois, ele morreu ao ser arrebatado por uma avalanche enquanto tentava conquistar o Aconcágua. Em homenagem ao aniversário de 54 anos dele, completados ontem, a TS Esportes, empresa de montanhismo do município, bancou uma palestra do montanhista Carlos Santalena para cerca de 200 praticantes da modalidade. Santalena foi o mais jovem brasileiro a subir o Everest, quando tinha 24 anos. No mês passado, voltou ao cume da montanha mais alta do planeta. É apenas a primeira iniciativa para fortalecer o comércio vinculado com a identidade do esporte na cidade. “O montanhismo voltado para o turismo em Teresópolis tem tudo para crescer”, avalia o empresário Flávio Cupello, responsável pelo empreendimento.
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