quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Rio sedia evento internacional de cervejas artesanais

Na sua 6ª edição, Mondial de La Bière começou na quarta-feira, no 
Pier Mauá. Evento irá reunir mais de 120 fabricantes durante cinco dias.


Por RENAN SCHUINDT

Rio - A partir das 16:00h da quarta-feira, o Rio se transforma na capital mundial das cervejas artesanais. Em sua 6ª edição, o Mondial de La Bière reúne mais de 120 cervejarias de todo o mundo até domingo, no Pier Mauá. Em cinco dias de evento, a organização estima receber um público de cerca de 50.000 pessoas (confira a programação completa abaixo). O Mondial de La Bière acontece no Pier Mauá, nos Armazéns 2, 3 e 4, na Avenida Rodrigues Alves 10, Saúde. Ingressos podem ser obtidos pelo site www.mondialdelabiererio.com. A bebida virou a queridinha dos brasileiros. O país hoje aparece como o terceiro maior produtor de cervejas artesanais, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o número de fabricantes aumentou 38% no ano passado. No evento, os expositores poderão participar do MBeer Contest Brazil, competição baseada em uma degustação às cegas e sem qualquer informação sobre o produto. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais irá selecionar os melhores rótulos nas categorias ouro e platina. Os visitantes também poderão votar em suas preferidas no MBeer Contest Público. De acordo com Luana Cloper, diretora do evento, o Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado. "Esse é o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as instituições que promovem conhecimento", diz.


GERAÇÃO DE EMPREGOS
O crescimento no consumo e produção de cerveja artesanal impulsionou o mercado cervejeiro. Com o número crescente de interessados no segmento, vários eventos focados na bebida, como festivais, seminários e congressos, despontaram no calendário nacional e internacional. O número de postos de trabalho também acompanha o crescimento. Em 2010, o setor gerava 30.000 empregos no país. Em 2016, o índice subiu para 36.000 vagas.

FATURAMENTO
No ano passado, o faturamento cresceu 1,6%, impulsionado pelo crescimento de 30% das vendas de cervejas premium e artesanais. Os índices confirmam uma tendência mundial de beber menos e com maior qualidade. Em todo o país, são 700 microcervejarias com produção industrial própria. Uma delas é a Mistura Clássica. Nesta edição, seus fundadores vão apresentar a Layla, que ficou três meses dentro de um barril no fundo do mar de Angra dos Reis antes de ir para as tulipas dos participantes. Já a mineira Backer, além dos rótulos, também vai lançar um cigarro de palha artesanal feito exclusivamente com ervas cervejeiras. Entre elas, a flor do lúpulo. Na programação, DJs, bandas de folk, jazz, reggae e rock prometem agitar o público.

A PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA A PARTIR DAS 16H - Concurso MBeer Contest Brazil Festa Rockcetera com DJ João Maizena, Banda Metais Pesados, Manni canta Amy e Corcel Mágico.

QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 16H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e Don Pablito, Dois ou Dez, Jackstone e Pepper Spray

SEXTA-FEIRA A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e bandas Animals, Tailten, Vênus Café e Tchopu

SÁBADO A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Bruno Caravelos e bandas Papagaio Sabido, Mouse Beer, Black Bird e Capitão Rob

DOMINGO A PARTIR DAS 14H - Festa Rockcetera com DJ Mary Dee e bandas Fuze, Punching Namard, Protocolo B e Baile do Zen

odia.ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário