quinta-feira, 20 de setembro de 2018

No 'Jornal da Globo', Haddad minimiza papel de Lula na transferência de votos

Em entrevista exibida na madrugada desta quinta, candidato 
ainda falou sobre corrupção e propostas para a economia.


Por ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo - O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, minimizou o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na transferência de votos para sua candidatura e afirmou que não dar indulto ao petista, preso e condenado na Lava Jato, é sua palavra final. Em entrevista ao "Jornal da Globo" exibida na madrugada desta quinta-feira, Haddad declarou que Lula não se iguala a um "cacique regional" nas decisões do partido, mas admitiu que o ex-presidente é quem mais "encarna" o projeto do PT no país. Para Haddad, o crescimento nas pesquisas eleitores não se deve apenas à indicação de Lula. "É isso também, mas, se fosse só isso, haveria transferência para todo lugar onde ele apoia, não funciona tão automaticamente", comentou o presidenciável. O petista declarou que Lula não pode ser igualado ao velho modelo das políticas regionais em que um "cacique" manda e desmanda no partido. "Os caciques regionais não consultam ninguém, eles tomam decisão num jantar do PSDB", disse o presidenciável. Haddad insistiu que, se eleito, não dará indulto a Lula e, questionado, respondeu que essa é sua palavra final. O petista relatou que recebeu uma carta do ex-presidente em que ele se diz "indignado" com o assunto ter voltado à tona.

Corrupção
Ao falar sobre corrupção, o presidenciável não quis responder se julgava justas as condenações contra José Dirceu, André Vargas e Antonio Palocci. Citando o caso do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o candidato disse apenas que a pena imposta ao petista foi "desequilibrada" e que membros de outros partidos, como José Serra (PSDB), tiveram investigações arquivadas. "Parece haver, em alguns casos específicos, dois pesos e duas medidas", afirmou. O candidato PT atacou o governo Michel Temer dizendo que a administração do emedebista "afrouxou" os mecanismos de controle e combate à corrupção. Ele prometeu, se eleito, fortalecer as instituições responsáveis por investigações no Brasil.

Na entrevista, Haddad contrariou um posicionamento do PT ao falar que a Venezuela não vive um processo de normalidade e que o clima no país vizinho é de "conflagração". Na última eleição de Nicolás Maduro, a direção nacional do PT chegou a dizer que o processo era um "exemplo de democracia". "A Venezuela não vive um processo de normalidade", comentou o presidenciável. "O clima ali é de conflagração. Inequívoco isso."

Economia
Após fazer acenos ao mercado financeiro e ensaiar um discurso mais próximo ao centro, o candidato voltou a criticar o teto de gastos implantado no governo Temer. Para o petista, a medida vai "colapsar" os serviços públicos no país. Ele reforçou sua promessa de elevar impostos para bancos que cobram juros mais altos do que a média de mercado e reduzir para aqueles que cobram alíquotas menores. Haddad disse que o risco de instituições segurarem o crédito em resposta a essa regra pode ser diminuído com atuação nos depósitos compulsórios. Ele pontuou que os bancos públicos estariam sujeitos às mesmas regras das instituições privadas. Ainda na economia, o petista afirmou que colocou a proposta de limpar nomes endividados no programa de governo do PT antes mesmo que o candidato Ciro Gomes (PDT) apresentasse uma proposta semelhante sobre o tema. Depois que o pedetista adotou o projeto como sua principal bandeira, Haddad alterou seu plano de governo para detalhar a medida.

Ele ainda disse que a promessa de Ciro não resolve o problema estrutural de juros altos. "Vai tirar as pessoas do SPC e elas vão voltar depois de um ano porque o problema estrutural não terá sido resolvido. Nossa proposta é de uma reforma bancária", apontou.

odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário